Um Olhar sobre a Produção Científica na Área de Nutrição a Partir da Perspectiva CTS: apontamentos para a formação superior em saúde

Autores

  • Rosane da Conceição Elias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo discutir a presença e a ausência de conteúdos sociais e culturais na produção sobre Nutrição, a partir da análise de artigos publicados na Revista de Nutrição. Inicia-se a discussão com a apresentação do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade, experiência de inclusão de temas sociais no campo da Educação em Ciências, e de como estas questões podem contribuir nas reflexões da educação em saúde. Pretende-se, a partir dessa aproximação, promover uma discussão sobre cultura e sociedade na produçãoacadêmica de nutrição, considerando que o enfoque CTS também pode representar uma importante contribuição para a formação superior na área de saúde. 

Biografia do Autor

Rosane da Conceição Elias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É graduada em Ciências Biológicas pela UFRJ (2001) e mestranda em educação em Ciências e Saúde no NUTES/UFRJ. Atualmente é professora de Biologia na Rede FAETEC. Tem participação em projetos pedagógicos focados na interdisciplinaridade.

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Sociologia pela Universidadede São Paulo (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde-NUTES.Coordena o projeto “Mapeamento e delimitação da alimentação escolar no Brasil: conhecendo e discutindo oportunidades no campo da educação alimentar e nutricional”, participante do Observatório da Educação CAPES/INEP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos