Contribuições Contemporâneas para as Discussões Curriculares em Educação Matemática: a teoria crítica pós-moderna

Autores

  • Marcio Antonio da Silva Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação Matemática, Currículo, Teorias Críticas, Teorias Pós-Modernas, Práxis da Incerteza

Resumo

Este artigo apresenta diferentes perspectivas sobre currículo, incluindo uma abordagem teórica curricular híbrida entre concepções críticas e pós-modernas. Os principais objetivos são: (i) fomentar as discussões curriculares nas pesquisas em Educação Matemática; (ii) fornecer subsídios para seleção e organização de temas matemáticos no ensino médio. Para tanto, apresentamos oito critérios que expressam uma tentativa de iniciar a discussão sobre os currículos de Matemática no ensino médio brasileiro. Além disso, propomos a práxis da incerteza como uma alternativa teórico-metodológica para as pesquisas sobre currículos de Matemática. 

Biografia do Autor

Marcio Antonio da Silva, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

é licenciado em Matemática (Universidade de São Paulo, 1998), mestre em Educação Matemática (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2004) e doutor em Educação Matemática (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009). Atualmente é Professor Adjunto lotado no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, MS). Também é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação, na mesma instituição. Líder do GP100 (GPCEM –Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática). 

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