O Conceito de Regulação no Contexto da Avaliação Escolar

Autores

  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcele Tavares Mendes Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Regina Luiza Corio de Buriasco Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O presente trabalho resulta de discussões teóricas realizadas no GEPEMA, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Avaliação da Universidade Estadual de Londrina, acerca da temática regulação no contexto da avaliação escolar. Atrelado à ideia de avaliação formativa, discutimos o conceito de regulação como um dos papéis desempenhados pela atividade de avaliar no conjunto das atividades ditas de ensino. Numa busca de compreender e fundamentar as diferentes perspectivas presentes na literatura, buscamos estabelecer um diálogo entre dois teóricos da avaliação, Hadji e Barlow, apoiando-se também nos trabalhos de Allal e Santos, além de outros desenvolvidos no próprio GEPEMA. 

Biografia do Autor

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional e licenciado em Matemática, mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Londrina. 

Marcele Tavares Mendes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Bacharel e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina.

Regina Luiza Corio de Buriasco, Universidade Estadual de Londrina

Licenciada em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André, mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente da Universidade Estadual de Londrina e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática. Bolsista Produtividade do CNPq.

Downloads

Publicado

2014-05-10

Edição

Seção

Artigos