A perspectiva freireana na formação continuada de professores de física
Resumen
Neste artigo analisam-se elementos da perspectiva freireana, sistematizada por meio dos três momentos pedagógicos (3MP), na produção de professores de Física da rede estadual de São Paulo. Tais produções, referentes às temáticas dos 3º e 4º bimestres das três séries do Ensino Médio, foram desenvolvidas em um curso de formação continuada oferecido pela Universidade Federal do ABC em parceria com a Diretoria de Ensino da Região de Santo André. Na pesquisa foram consideradas as propostas de aulas elaboradas pelos professores ao longo dos encontros e suas considerações acerca dos3MP, expressas através de um questionário e de apresentações orais. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para estudo do material coletado. Os resultados permitiram identificar alguns indícios de uma releitura da proposta curricular, a partir da vivência com a dinâmica dos 3MP, que podem influenciar as práticas de ensino dos participantes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores retêm os direitos autorais e direitos de publicação sobre suas obras, sem restrições.
Ao submeterem seus trabalhos, os autores concedem à Revista Alexandria o direito exclusivo de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Essa licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que seja dado o devido crédito de autoria e à publicação original neste periódico.
Os autores também têm permissão para firmar contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho neste periódico (por exemplo: depositar em repositório institucional, disponibilizar em site pessoal, publicar traduções ou incluí-lo como capítulo de livro), desde que com reconhecimento da autoria e da publicação inicial na Revista Alexandria.
