Tudo é rede, conexão e simultaneidade: problematizações foucaultianas sobre a interdisciplinaridade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e67362Resumo
A interdisciplinaridade vem sendo constituída como uma das verdades que atravessam o campo educacional brasileiro e o esforço de docentes, dos diversos níveis de ensino (escolas e academias), que concorrem para a efetivação de currículos interdisciplinares. De forma específica, este artigo problematiza e apresenta uma análise do discurso, na perspectiva foucaultiana, de enunciações que emergiram em falas de discentes do Curso Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, campus Litoral Norte, ao justificarem a necessidade de um currículo interdisciplinar e a ressonância desses enunciados em discursos provenientes da sociologia, de teóricos como Bauman e Castells, quando se dispõem a descrever as condições da contemporaneidade, sendo possível perceber que o encadeamento de enunciados estaria fortalecendo a ambos os discursos. Para este ensaio foram realizadas entrevistas com 32 discentes e as ferramentas teóricas utilizadas advêm da oficina de Michel Foucault, especialmente dos conceitos de Enunciação, Enunciado, Discurso e Verdade.
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