Ensino de biotecnologia a partir do enfoque CTSA: problematização sobre o uso e o descarte de medicamentos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e67832Resumo
O artigo aborda a Biotecnologia com foco na articulação de relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no contexto da educação básica. Objetivou-se compreender como tal abordagem contribui para a elaboração de reflexões e posicionamentos críticos pelos estudantes de um curso profissionalizante em Meio Ambiente, a partir das interações discursivas produzidas durante o desenvolvimento de sequência didática envolvendo o uso indevido e o descarte de medicamentos. Utilizaram-se estratégias pedagógicas a partir de atividades como roda de conversa, seminários e debate. Para constituição dos dados, empregou-se a Análise Textual Discursiva, resultando na construção de categorias associadas à problematização sobre uso e descarte de medicamentos, solução dos problemas apontados e alternativas ao uso de medicamentos. Como resultados, destaca-se que os estudantes apresentaram: indícios de conscientização sobre a ingestão indevida de fármacos; posicionamento crítico com relação à ciência e à tecnologia; perspectivas de soluções para problemas associados ao descarte inapropriado de medicamentos.
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