Ensino de biotecnologia a partir do enfoque CTSA: problematização sobre o uso e o descarte de medicamentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e67832

Resumen

O artigo aborda a Biotecnologia com foco na articulação de relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente no contexto da educação básica. Objetivou-se compreender como tal abordagem contribui para a elaboração de reflexões e posicionamentos críticos pelos estudantes de um curso profissionalizante em Meio Ambiente, a partir das interações discursivas produzidas durante o desenvolvimento de sequência didática envolvendo o uso indevido e o descarte de medicamentos. Utilizaram-se estratégias pedagógicas a partir de atividades como roda de conversa, seminários e debate. Para constituição dos dados, empregou-se a Análise Textual Discursiva, resultando na construção de categorias associadas à problematização sobre uso e descarte de medicamentos, solução dos problemas apontados e alternativas ao uso de medicamentos. Como resultados, destaca-se que os estudantes apresentaram: indícios de conscientização sobre a ingestão indevida de fármacos; posicionamento crítico com relação à ciência e à tecnologia; perspectivas de soluções para problemas associados ao descarte inapropriado de medicamentos.

Biografía del autor/a

Maira Fernanda Rocha Scandelari, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), Especialização em Educação Ambiental e Conservação da Natureza (2013) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2019). Possui interesse em pesquisas sobre Educação em Ciências, Educação Não-formal, Educação Ambiental, Ensino de Biotecnologia, Interdisciplinaridade e Educação com enfoque CTSA.

 

João Amadeus Pereira Alves, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998), Mestrado em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual  Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Possui interesse em pesquisas sobre Formação Inicial e Continuada de Professores, Educação com enfoque CTSA; Questões Sóciocientíficas; Alfabetização Científica e Tecnológica; Teoria Crítica e Educação em Ciências.

Silmara Alessi Guebur Roehrig, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná (2005), Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (2013) e Doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2016). Possui interesse em pesquisas sobre Ensino de Física, Currículo, Educação com enfoque CTS, Teoria Histórico-Cultural da Atividade e Formação Continuada de Professores.

Citas

ALVES, J. A. P.; MION, R. A.; CARVALHO, W. L. P. Implicações da Relação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente: subsídios para a formação de professores de Física. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007, Bauru. Anais... Bauru, 2007.

ANGONESI, D.; SEVALHO, G. Atenção Farmacêutica: fundamentação conceitual e crítica para um modelo brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 3, p. 3603-3614, 2010.

AULER, D; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 1-13, 2001.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Ciência-Tecnologia-Sociedade: relações estabelecidas por professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias v. 5, n. 2, p. 337-355, 2006.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas, v. 21, n. 45, p. 275-296, 2015.

BORÉM, A. A história da Biotecnologia. Biotecnologia Ciência & Desenvolvimento, Viçosa, v. 34, n. 1, p. 11-105, 2005.

BILA, D. M.; DEZOTTI, M. Fármacos no meio ambiente. Química Nova, v. 26, n. 4, p. 523-530, 2003.

BRUM, R. C. de S. Padronização e Validação da técnica do Limulus Amebocyte Lysate (LAL) Semi-Quantitativa e Quantitativa para o Biofármaco Alfainterferona 2b Humana Recombinante. 115 f. Mestrado Profissional em Tecnologia de Imunobiológicos- Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009.

CALIXTO, C. M. F; CAVALHEIRO, E. T. G. Penicilina: Efeito do Acaso e Momento Histórico no Desenvolvimento Científico. Química Nova, v. 34, n. 3, p. 118-123, 2012.

CARVALHO, W. L. P. Cultura Científica e Cultura Humanística: espaços, necessidades e expressões. 2005.147 f Tese de doutorado em Livre Docência - UNESP, Ilha Solteira, 2005.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

GARCIA, G. M. P. Biotecnologia no Ensino Médio e os Indicadores de Alfabetização Científica. 2013.148 f. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências - Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais, 2013.

GADELHA, C.; AZEVEDO, N. Inovação em vacinas no Brasil: experiência recente e constrangimento estruturais. História, Ciências, Saúde. v. 10, n. 2, p. 697-724, 2003.

FREIRE, L. I. F. Pensamento Crítico, Enfoque educacional CTS e o Ensino de Química. 2007. 175 f. Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica-Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários para à prática educativa. 55ª ed., Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.

KORNIS, G. E. M.; BRAGA, M. H.; PAULA, P. A. B de. Transformações recentes da indústria farmacêutica: um exame da experiência mundial e brasileira no século XXI. Physis, v. 24, n. 3, p. 885-908, 2014.

LEFF, E. Racionalidade ambiental: a reapropriação social da natureza. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record Ltda, 2006.

LOPES, L. G.; MARCHI, M. R. R.; SOUZA, J. B. G.; MOURA, J.; LORENZON, C. S., CRUZ, C.; AMARAL, L. A. Estrogênios em águas naturais e tratadas da região de Jaboticabal - São Paulo. Química Nova, v. 33, n. 3, p. 639-643, 2010.

LOPES, S; ROSSO, S. Biologia. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. D. A. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Temas Básicos de Educação e Ensino. 1ª ed. São Paulo: EPU, 2012.

MALAJOVICH, M. A. Biotecnologia: educando para a vida, Instituto de Tecnologia ORT, v. 1, n. 1, p. 1-9, 2012.

MALAJOVICH, M. A. Biotecnologia: Ensino e Divulgação. 2ª ed, Rio de Janeiro: BTeduc, 2016.

MARTINS, I. P.; PAIXÃO, M. de F. Perspectivas atuais ciência-tecnologia-sociedade no ensino e na investigação em educação em ciência. In: SANTOS, W. L. P. dos; AULER, D. (Orgs.). CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisas. 2011, Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. p.135-160.

MEDEIROS, M. S. G.; MOREIRA, L. M. F; LOPES, C. C. G. O. Descarte de medicamentos: programa de recolhimento e novos desafios. Ciência Farmacêutica Básica e Aplicada, Ceará, v. 35, n. 4, p. 651-662, 2014.

MORAES R; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 1ª ed. Ijuí: Unijuí, 2011.

MOREIRA, M. A. Metodologias de Pesquisa em Ensino. 1ª ed. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Biologia. Curitiba: SEED/PR, 2008.

PEDRETTI, E. Teaching science, technology, society and environment (STSE) education: Preservice teachers’ philosophical and pedagogical landscapes. Science & Technology Education Library, v. 19, n. 1, p. 219-240, 2003.

PEDRETTI, E. Promoting Issues-based STSE Perspectives in Science Teacher Education: Problems of Identity and Ideology. Science & Education, v. 17, n. 8, p. 941-960, 2008.

PINHEIRO, N. Educação crítico-reflexiva para um ensino médio científico- tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o ensino-aprendizagem do conhecimento matemático. 2005.306 f. Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica -Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

PUTTINI, R. F; JUNIOR, A. P; OLIVEIRA, L. R. Modelos explicativos em Saúde Coletiva: abordagem biopsicossocial e auto-organização. Physis Revista de Saúde Coletiva, v. 3, n. 20, p. 753-767, 2010.

RANG, H. P.; DALE, M.M.; RITTER, J.M.; FLOWER, R.J. Farmacologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science Education for Citizenship: teaching socioscientific issues. 1ª ed. Maidenhead: Open University Press, 2003.

REIS, P. Controvérsias sócio-científicas: Discutir ou não discutir? Percursos de aprendizagem na disciplina de Ciências da Terra e da Vida. 2004. 457 f. Tese de Doutorado em Educação- Faculdade de Ciências. Universidade de Lisboa, Lisboa, 2004.

REIS, C.; PIERONI, J. P.; SOUZA, J. B. Biotecnologia para saúde humana: tecnologias, aplicações e inserção na indústria farmacêutica. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, v. 32, n. 1, p. 193-230, 2010.

REIS, P. Ciência e Educação: que relação? Interações, v. 3, n. 3, p. 160-187, 2006. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4723. Acesso em: 04 mar. 2019.

REIS, P. Da discussão à ação sociopolítica sobre controvérsias sócio-científicas: uma questão de cidadania. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2013.

REIS, P. A Educação em Direitos Humanos através da discussão e ação sociopolítica sobre controvérsias sociocientíficas e socioambientais. Tecendo diálogos sobre direitos humanos na educação em ciências. São Paulo: Livraria da Física, p. 305-318, 2016.

ROSA, S. E.; AULER, D. Não neutralidade da ciência-tecnologia: Problematizando silenciamentos em práticas educativas CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p. 203-231, 2016.

SANTOS, R. A.; AULER, D. Práticas educativas CTS: busca de uma participação social para além da avaliação de impactos da Ciência-Tecnologia na Sociedade. Ciências & Educação, v. 25, n. 2, p. 485-503, 2019.

SANTOS, W. L; MORTIMER, E. F. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001.

SASSERON, L. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. 281 f. Tese de Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SISMONDO, S. Ghosts in the machine: publication planning in the medical sciences. Social Studies of Science. v. 39, n.2, p. 171-198, 2009.

STRIEDER, R. B.; KAWAMURA, M. R. D. Educação CTS: Parâmetros e Propósitos Brasileiros. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 27-56, 2017.

TANAKA, R. L.; AMORIN, M. C. S.; O mercado e as possibilidades da indústria de biofármacos no Brasil. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba, v. 16, n. 2, p. 86-92, 2014.

VIEGAS, C.; BOLZANI, V. S.; BARREIRO, E. J. Os Produtos Naturais e a Química Medicinal Moderna. Química Nova, v. 29, n. 2, p. 326-337, 2006.

VILCHES, A.; PEREZ, D.G.; PRAIA, J. De CTS a CTSA: educação por um futuro sustentável. In: SANTOS, W. L. P; AULER, D. (org.) CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UNB, p. 161-184, 2011.

Archivos adicionales

Publicado

2021-05-21

Número

Sección

Artigos