Diários de aprendizagem como ferramenta metacognitiva: análise dos registros produzidos por professores de física em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e73011

Palavras-chave:

Metacognição, Diário de aprendizagem, Ensino de Física

Resumo

Esta investigação buscou elucidações acerca da questão: que elementos metacognitivos se revelam favorecidos no momento em que licenciandos se valem dos diários como ferramenta de aprendizagem? São avaliadas situações pedagógicas como ativadoras do pensamento metacognitivo, com base na análise da presença da metacognição em registros semanais em diário de aprendizagem produzidos por oito licenciandos de Física. Com isso, são identificados os níveis reflexivos dos diários, confrontando-os com a expressividade de cada elemento metacognitivo presente nos textos. Os resultados inferem uma potencialidade metacognitiva dos diários, ainda que, essa reflexão não tenha abarcado os seis elementos do pensamento metacognitivo. O estudo sugere que, para contemplar evocações metacognitivas em sua plenitude, são necessárias formas orientativas, a fim de que seja superada a espontaneidade do processo em cada sujeito.

Biografia do Autor

Camila Boszko, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo-RS. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica da Universidade de Passo Fundo-RS.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina com pós-doutorado na Universidad de Burgos – España. Professora do curso de Física e docente permanente nos programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática, ambos na Universidade de Passo Fundo-RS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica da Universidade de Passo Fundo-RS.

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2021-05-21

Edição

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Artigos