Diários de aprendizagem como ferramenta metacognitiva: análise dos registros produzidos por professores de física em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e73011

Resumo

Esta investigação buscou elucidações acerca da questão: que elementos metacognitivos se revelam favorecidos no momento em que licenciandos se valem dos diários como ferramenta de aprendizagem? São avaliadas situações pedagógicas como ativadoras do pensamento metacognitivo, com base na análise da presença da metacognição em registros semanais em diário de aprendizagem produzidos por oito licenciandos de Física. Com isso, são identificados os níveis reflexivos dos diários, confrontando-os com a expressividade de cada elemento metacognitivo presente nos textos. Os resultados inferem uma potencialidade metacognitiva dos diários, ainda que, essa reflexão não tenha abarcado os seis elementos do pensamento metacognitivo. O estudo sugere que, para contemplar evocações metacognitivas em sua plenitude, são necessárias formas orientativas, a fim de que seja superada a espontaneidade do processo em cada sujeito.

Biografia do Autor

Camila Boszko, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo-RS. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica da Universidade de Passo Fundo-RS.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina com pós-doutorado na Universidad de Burgos – España. Professora do curso de Física e docente permanente nos programas de pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências e Matemática, ambos na Universidade de Passo Fundo-RS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Tecnológica da Universidade de Passo Fundo-RS.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

AMIN, B. D.; ABDULLAH, H.; MALAGO, J. D. Sketch strategy of knowledge in physics learning and its influence on metacognitive. Educational Research and Reviews, v. 13, n. 7, p. 230-235, 2018.

ANDREA, E. M. S. P. O diário de aprendizagem como instrumento revelador do processo de construção identitária de futuros sargentos enquanto leitores e produtores de textos em sua formação inicial. 2013. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.

ANTUNES, R. M. F. S. O uso do diário de aprendizagem como instrumento de reflexão na interação oral em Língua Estrangeira. Minho: Universidade do Minho, 2016.

BROWN, A. L. Knowing when, where, and how to remember: a problem of metacognition. In: GLASER, R. (Ed.). Advances in instructional psychology. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, v. 1. 1978. p. 77-165.

BROWN, A. L. Metacognition, executive control, self-regulation, and other more mysterious mechanisms. In: WEINERT, F. E.; KLUWE, R. H. (Eds.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 65-116.

CAMPOS, V. G. S. Matemática e cotidiano: processos metacognitivos construídos por estudantes da EJA para resolver problemas matemáticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.

CRESPO, F. A. Metacognición y aprendizaje: influencia de los enfoques, conocimientos metacognitivos y práctica estratégica sobre el rendimiento académico, em alumnos de ESO. 1993. Tese (Doutorado em Psicología Evolutiva y de la Educación) - Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 1993.

EFKLIDES, A. Metacognition: defining its facets and levels of functioning in relation to self-regulation and co-regulation. European Psychologist, v. 13, n. 4, p. 277-287, 2008.

FLAVELL, J. H. Metacognitive aspects of problem solving. In: RESNICK, L. B. (Ed.). The nature of intelligence. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1976. p. 231-236.

FLAVELL, J. H. Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive – developmental inquiry. American Psychologist, v. 34, n. 10, p. 906-911, 1979.

FLAVELL, J. H. Speculations about the nature and development of metacognition. In: WEINERT, Franz E.; KLUWE, R. H. (Eds.). Metacognition, motivation and understanding. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1987. p. 21-29.

GHIGGI, C. Estratégias metacognitivas na resolução de problemas em Física. 2017. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2017.

GÜLLICH, R. I. C. Investigação-Formação-Ação em Ciências: um caminho para reconstruir a relação entre livro didático o professor e o ensino. Curitiba: Ed. Prismas, 2013.

GAROFALO, J.; LESTER JR, F. K. Metacognition, cognitive monitoring, and mathematical performance. Journal for Research in Mathematics Education, v. 26, n. 3, p. 163-176, 1985.

MONEREO, C. La enseñanza estratégica: enseñar para la autonomía. In: MONEREO, C. (Org.). Ser estratégico y autónomo aprendiendo. Barcelona: Graó, 2001. p. 11-27.

NOËL, B. La métacognition. Bruxelles: De Boeck Université, 1991.

PORLÁN, R.; MARTÍN, J. El diario del profesor: un recurso para investigación en el aula. Díada: Sevilla, 2001.

POZO, J. I. Aprender en tiempos revueltos: la nueva ciencia del aprendizaje. Madrid: Alianza, 2016.

POZO, J. I.; ECHEVERRÍA, M. P. P. (Org.). Psicología del aprendizaje universitario: la formación en competencias. Madrid: Morata, 2009.

ROSA, C. T. W. A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. 2011. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

ROSA, C. T. W.; MENESES, J. A. Metacognição e ensino de Física: revisão de pesquisas associadas a intervenções didáticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 18, n. 2, p.581-608, 2018.

ROSA, C. T. W.; RIBEIRO, C. A. G.; ROSA, Á. B. Habilidades metacognitivas envolvidas na resolução de problemas em Física: investigando estudantes com expertise. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 14, n. 29, p. 143-160, 2018.

RODIO SAUCEDO, K. R.; ENIS WELER, K. C.; WENDLING, C. M.. O diário de bordo na formação de professores: experiência no PIBID de pedagogia. Espaço Plural, v. 13, n. 26, p. 88- 99, 2012.

SILVA, R. F. Um estudo com foco no uso do diário reflexivo como instrumento de promoção da autonomia. 2013. Disponível em: . Acesso em: 07 fev. 2019.

VEENMAN, M. V. J. Learning to self-monitor and self-regulate. In: MAYER, R. E.; ALEXANDER, P. Handbook of research on learning and instruction. 2. ed. New York: Taylor & Francis, 2017. p. 197-218.

VIEIRA, M. S. T. C. Efeito de um programa de intervenção de estratégias metacognitivas na resolução de problemas e tomada de decisão de estudantes universitários. 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, 2018.

ZABALZA, M. Á. Diários de aula. Tradução de José Augusto Pacheco e José Machado. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

ZABALZA, M. Á. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZOHAR, A. Explicit teaching of metastrategic knowledge: definitions, student's learning, and teachers' professional development. In: ZOHAR, A.; DORI, Y. J. (Eds.). Metacognition in science education: trends in current research. Springer Science & Business Media, 2011. p. 197-223.

ZOHAR, A.; BARZILAI, S. A review of research on metacognition in science education: current and future directions. Studies in Science Education, v. 49, n. 2, p. 121-169, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-05-21

Edição

Seção

Artigos