Docentes mentores, destemidos e críticos e a caixa de ferramentas matemática escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e79938

Palavras-chave:

Treinamento de potência, Plataforma de vibração, Aquecimento, Salto, vertical, Métodos de treinamento.

Resumo

Este manuscrito teve como objetivo, ao analisar as respostas de um grupo de docentes de Matemática do Paraná participantes de uma oficina do Programa de Formação em Matemática Olímpica, identificar as crenças e concepções a respeito dos saberes e das disciplinas escolares, da escola e da educação escolar; do que é ser professor de Matemática da Educação Básica; do papel desempenhado pela Matemática escolar na formação dos estudantes na sociedade contemporânea. Metodologicamente utilizou-se a Análise Textual Discursiva para analisar as questões abertas e a Estatística Descritiva para as questões em escala de Likert. Teoricamente, fundamentou-se em estudos sobre a noção de disciplina escolar como modelos disciplinar e didático, teorias do currículo e formação de professores. Dentre as conclusões destacam-se que as concepções docentes se aproximam mais de uma tendência teórica crítica para as disciplinas escolares e escola e de uma caixa de ferramentas para a Matemática escolar.

Biografia do Autor

Elisangela Campos, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolve estudos e pesquisas em Educação Matemática, principalmente nos temas sobre formação de professores e ensino-aprendizagem de Matemática. E-mail: elismat@ufpr.br; Lates: http://lattes.cnpq.br/1473084844677726;  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9028-8201.

Elenilton Vieira Godoy, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Realizou Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor do departamento de Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Desenvolve estudos e pesquisas procurando colocar em diálogo-movimento discussões envolvendo Estudos Curriculares, Estudos Culturais e Educação Matemática. E-mail: elenilton@ufpr.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/8519404619037270; Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8081-5813.

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Publicado

2022-05-16

Edição

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Artigos