Docentes mentores, destemidos e críticos e a caixa de ferramentas matemática escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e79938Palabras clave:
Treinamento de potência, Plataforma de vibração, Aquecimento, Salto, vertical, Métodos de treinamento.Resumen
Este manuscrito teve como objetivo, ao analisar as respostas de um grupo de docentes de Matemática do Paraná participantes de uma oficina do Programa de Formação em Matemática Olímpica, identificar as crenças e concepções a respeito dos saberes e das disciplinas escolares, da escola e da educação escolar; do que é ser professor de Matemática da Educação Básica; do papel desempenhado pela Matemática escolar na formação dos estudantes na sociedade contemporânea. Metodologicamente utilizou-se a Análise Textual Discursiva para analisar as questões abertas e a Estatística Descritiva para as questões em escala de Likert. Teoricamente, fundamentou-se em estudos sobre a noção de disciplina escolar como modelos disciplinar e didático, teorias do currículo e formação de professores. Dentre as conclusões destacam-se que as concepções docentes se aproximam mais de uma tendência teórica crítica para as disciplinas escolares e escola e de uma caixa de ferramentas para a Matemática escolar.
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