Um olhar para a pesquisa sobre criatividade em periódicos nacionais voltados à educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82923Palavras-chave:
Educação matemática, Criatividade em matemática, Mapeamento de literaturaResumo
Este artigo caracteriza a produção científica voltada à Educação Matemática que tem como foco de estudo a criatividade a partir de um mapeamento em periódicos nacionais com Qualis Capes A1, A2 e B1 na área de ensino, extrato 2013-2016. Da busca, obtivemos 16 artigos que versam sobre criatividade. Identificamos a multiplicidade de abordagens teóricas e metodológicas que marcam esses estudos e a predominância de pesquisas qualitativas, com a criatividade sendo estudada, principalmente, por meio da abordagem sistêmica. Destacam-se como foco dessas investigações, aspectos relacionados às influências do ambiente escolar para o desenvolvimento da criatividade, com discussões relativas à organização didática desse ambiente no que tange à utilização de estratégias, proposição de metodologias, utilização de recursos e de tipos de atividade que podem ser propostos, bem como, discussões relativas à influência das concepções, formação e prática pedagógica do professor para a criatividade.
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