Um olhar para a pesquisa sobre criatividade em periódicos nacionais voltados à educação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82923

Palavras-chave:

Educação matemática, Criatividade em matemática, Mapeamento de literatura

Resumo

Este artigo caracteriza a produção científica voltada à Educação Matemática que tem como foco de estudo a criatividade a partir de um mapeamento em periódicos nacionais com Qualis Capes A1, A2 e B1 na área de ensino, extrato 2013-2016. Da busca, obtivemos 16 artigos que versam sobre criatividade. Identificamos a multiplicidade de abordagens teóricas e metodológicas que marcam esses estudos e a predominância de pesquisas qualitativas, com a criatividade sendo estudada, principalmente, por meio da abordagem sistêmica. Destacam-se como foco dessas investigações, aspectos relacionados às influências do ambiente escolar para o desenvolvimento da criatividade, com discussões relativas à organização didática desse ambiente no que tange à utilização de estratégias, proposição de metodologias, utilização de recursos e de tipos de atividade que podem ser propostos, bem como, discussões relativas à influência das concepções, formação e prática pedagógica do professor para a criatividade.

Biografia do Autor

Priscila Gleden Novaes da Silva, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professora do magistério superior na Universidade Federal da Integração Latino Americana. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), é especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2009), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e Doutoranda em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Educação Matemática PPGECEM (UNIOESTE - Cascavel). Dedica-se ao estudo das áreas da Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Formação de Professores e Criatividade.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017 e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT) da UTFPR, Toledo, desde março de 2018. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 2013 a 2019 e Diretor-Geral do campus Toledo da UTFPR de 2018 a 2021. Atualmente, é coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM-Toledo) e dedica-se à área de Educação Matemática, principalmente nos temas Modelagem Matemática, Criatividade e Metacognição.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, atua no Bacharelado em Ciência da Computação e como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp). Bacharel em Informática e especialista em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente), é também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008). Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Mineração de Dados, Educação Matemática e Tecnologias Digitais em Processos de Ensino e Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-11-29

Edição

Seção

Artigos