Arte, Educação Matemática e empatia: algumas reflexões

Autores

  • Antonio Carlos Brolezzi IME-USP
  • Iuri Naoto Nobre Ota Professor de Matemática da EMEB Adamastor Baptista, Franco da Rocha, SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2018v13n2p228

Resumo

A associação entre Arte e Matemática pode ser estabelecida considerando a Matemática existente em produções artísticas como arquitetura, escultura, música e pintura. Ressaltando-se essa relação, parece ficar oculto o lado da Matemática que é arte em si, ou seja, sua construção. Nesse artigo trazemos reflexões, com base em uma revisão bibliográfica, sobre o papel da apreciação estética, da criatividade, empatia e imaginação na criação da Matemática, tanto no seu aspecto de área de pesquisa científica como na Educação Matemática.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Brolezzi, IME-USP

Departamento de Matemática

Área de Educação Matemática

Iuri Naoto Nobre Ota, Professor de Matemática da EMEB Adamastor Baptista, Franco da Rocha, SP

Professor de Matemática da EMEB Adamastor Baptista, Franco da Rocha, SP. Aluno do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME-USP. 

Downloads

Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos