A look at research on creativity in national journals regarding mathematics education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e82923

Keywords:

Mathematics education, Creativity in mathematics, Literature mapping

Abstract

This article characterizes the scientific production focused on Mathematics Education that focuses on creativity from a mapping in national journals with Qualis Capes A1, A2 and B1 in the teaching area, extract 2013-2016. From the search, we got 16 articles that deal with creativity. We identified the multiplicity of theoretical and methodological approaches that characterize these studies and the predominance of qualitative research, with creativity being studied mainly through a systemic approach. The focus of these investigations are aspects related to the influences of the school environment for the development of creativity, with discussions on the didactic organization of this environment regarding the use of strategies, proposition of methodologies, use of resources and types of activities that can be proposed, as well as discussions related to the influence of the teacher's conceptions, training and pedagogical practice for creativity. 

Author Biographies

Priscila Gleden Novaes da, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Professora do magistério superior na Universidade Federal da Integração Latino Americana. Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007), é especialista em Educação Matemática pela Universidade Estadual do Paraná (2009), mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2013) e Doutoranda em Educação Matemática no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Educação Matemática PPGECEM (UNIOESTE - Cascavel). Dedica-se ao estudo das áreas da Matemática e Educação Matemática, atuando principalmente no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Formação de Professores e Criatividade.

Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do magistério superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Toledo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional, em Ensino de Matemática (PPGMAT) da UTFPR, Londrina e Cornélio Procópio, desde agosto de 2015, do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado, em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) da UNIOESTE, Cascavel, desde abril de 2017 e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT) da UTFPR, Toledo, desde março de 2018. Possui Licenciatura em Matemática (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) pela Universidade Estadual de Londrina. Foi diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática de 2013 a 2019 e Diretor-Geral do campus Toledo da UTFPR de 2018 a 2021. Atualmente, é coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM-Toledo) e dedica-se à área de Educação Matemática, principalmente nos temas Modelagem Matemática, Criatividade e Metacognição.

Clodis Boscarioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, atua no Bacharelado em Ciência da Computação e como docente permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática (PPGECEM) e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGComp). Bacharel em Informática e especialista em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996 e 1999, respectivamente), é também especialista em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo do Paraná em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008), Mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008). Suas áreas de interesse envolvem, de forma multidisciplinar, Interação Humano-computador, Design Instrucional, Aprendizado Computacional, Mineração de Dados, Educação Matemática e Tecnologias Digitais em Processos de Ensino e Aprendizagem, além de questões relacionadas ao Ensino de Computação.

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Published

2022-11-29

Issue

Section

Artigos