Tecnologias digitais e interdisciplinaridade: articulações entre matemática e arte por meio da utilização de objetos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83009Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Tecnologias digitais, Objetos de aprendizagem, Ensino de matemáticaResumo
Este artigo relata um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Matemática e Arte utilizando tecnologias digitais. Tem por finalidade investigar como procede a prática interdisciplinar utilizando Objetos de Aprendizagem, e se essa proporciona aos estudantes de oitavo ano do Ensino Fundamental II momentos de investigação em ações relacionadas à aprendizagem. A pesquisa é de abordagem qualitativa sendo um estudo de caso realizado em uma escola municipal pública de Curitiba, Paraná. Para tanto, foram desenvolvidos dois Objetos de Aprendizagem, um no software educacional Hot Potatoes e outro no Scratch. Ambos foram ofertados aos estudantes a fim de analisar as potencialidades de construção de conhecimentos matemáticos e artísticos. Após o término do projeto, os objetos foram disponibilizados virtualmente possibilitando o seu uso e reuso. Perante análise, observou-se que a prática interdisciplinar, interposta pelos Objetos de Aprendizagem, possibilitou ações como investigação, análise e trabalho colaborativo direcionando olhares a construção do conhecimento.
Referências
BALBINO, R. O. Os objetos de aprendizagem de Matemática do PNLD 2014: uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica. In: KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019. p. 35-50.
BALBINO, R. O; KALINKE, M. A. Lousas Digitais e Objetos de Aprendizagem. In: KALINKE, M. A; MOCROSKY, L. F. (Org.). Lousa Digital e Outras Tecnologias na Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2016, p. 13-32.
BALBINO, R. O.; NESI, T. L.; KALINKE, M. A. Scratch: do primeiro olhar à programação no Ensino Médio. V Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa e Estudo Qualitativos, SIPEQ, Foz do Iguaçu, PR, 2018.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Educação é a Base. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2018.
BELLONI, M. L. Mediatização – Os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação. In: BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Editora Autores Associados, 1999, p. 53-77.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 2 Ed; 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, n. 4, p. 235-260, 2014.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014.
IEEE, Institute of Electrical and Eletronics Engineers, Learning Technology Standartds Committee (LTSC). Draft Standard for Learning Object Metadata. 2000.
KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. À guisa de apresentações, definições e contextualizações. In: KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019. p. 7-22.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KOOHANG, A.; HARMAN, K. Learning Objects: theory, praxis, issues and trends. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2007.
LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2011. p. 45-75.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
MIRANDA, R. G. Da interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O Que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 113-124.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2018.
MUNHOZ, A. S. Objetos de Aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2013.
NESI, T. L. Reformulando um Objeto de Aprendizagem criado no Scratch: aperfeiçoando aspectos na usabilidade. In: KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019. p. 131-151.
RAMALHO, A. B. Uso de Objetos de Aprendizagem para o ensino de Matemática. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
RAMOS, F. R.; KOPKE, R. C. M.; DOMINGOS, A. M. Da Arte à Matemática… da Matemática à Arte: uma experiência no ensino Português. In: XII INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 2017, Araçatuba. Anais… Araçatuba (SP), Universidade Paulista, 2017.
RICHIT, A.; MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M, A. Tecnologias e prática pedagógica em Matemática: Tensões e perspectivas evidenciadas no diálogo entre três estudos. In: KALINKE, M, A; MOCROSKY, L. F. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisas e possibilidades. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. p. 117-140.
ROSA, A. C. P. S.; GONÇALVES, R. F. “A integração está na vida”: projetos interdisciplinares como práticas ciberculturais. In: PORTO, C. (Orgs.). Pesquisa e mobilidade na cibercultura: Itinerâncias docentes. Salvador: Edufba, 2015. p. 297-316.
TAVARES, D. E. A interdisciplinaridade na contemporaneidade - qual o sentido In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O Que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 135-146.
TROJACK, C. L.; WROBEL, J. S.; OECHSLER, V. (Orgs.). Matemática com arte: sugestões de atividades interdisciplinares. Curitiba, Appris, 2017.
WILEY, D. The instructional use of learning objects. On-line version. 2000. Disponível em: www.reusability.org/read. Acesso em: 20 abr. 2021.
ZOPPO, B. M. OA Descobrindo Comprimentos e sua aplicação em uma aula de Matemática. In: KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY