Tecnologias digitais e interdisciplinaridade: articulações entre matemática e arte por meio da utilização de objetos de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83009Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Tecnologias digitais, Objetos de aprendizagem, Ensino de matemáticaResumo
Este artigo relata um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Matemática e Arte utilizando tecnologias digitais. Tem por finalidade investigar como procede a prática interdisciplinar utilizando Objetos de Aprendizagem, e se essa proporciona aos estudantes de oitavo ano do Ensino Fundamental II momentos de investigação em ações relacionadas à aprendizagem. A pesquisa é de abordagem qualitativa sendo um estudo de caso realizado em uma escola municipal pública de Curitiba, Paraná. Para tanto, foram desenvolvidos dois Objetos de Aprendizagem, um no software educacional Hot Potatoes e outro no Scratch. Ambos foram ofertados aos estudantes a fim de analisar as potencialidades de construção de conhecimentos matemáticos e artísticos. Após o término do projeto, os objetos foram disponibilizados virtualmente possibilitando o seu uso e reuso. Perante análise, observou-se que a prática interdisciplinar, interposta pelos Objetos de Aprendizagem, possibilitou ações como investigação, análise e trabalho colaborativo direcionando olhares a construção do conhecimento.
Referências
BALBINO, R. O. Os objetos de aprendizagem de Matemática do PNLD 2014: uma análise segundo as visões construtivista e ergonômica. In: KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019. p. 35-50.
BALBINO, R. O; KALINKE, M. A. Lousas Digitais e Objetos de Aprendizagem. In: KALINKE, M. A; MOCROSKY, L. F. (Org.). Lousa Digital e Outras Tecnologias na Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2016, p. 13-32.
BALBINO, R. O.; NESI, T. L.; KALINKE, M. A. Scratch: do primeiro olhar à programação no Ensino Médio. V Seminário Internacional de Pesquisa Qualitativa e Estudo Qualitativos, SIPEQ, Foz do Iguaçu, PR, 2018.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC). Educação é a Base. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2018.
BELLONI, M. L. Mediatização – Os desafios das novas tecnologias de informação e comunicação. In: BELLONI, M. L. Educação a Distância. Campinas: Editora Autores Associados, 1999, p. 53-77.
BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G. Informática e educação matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 2 Ed; 2 reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CARNEIRO, M. L. F.; SILVEIRA, M. S. Objetos de Aprendizagem como elementos facilitadores na Educação a Distância. Educar em Revista, n. 4, p. 235-260, 2014.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014.
IEEE, Institute of Electrical and Eletronics Engineers, Learning Technology Standartds Committee (LTSC). Draft Standard for Learning Object Metadata. 2000.
KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. À guisa de apresentações, definições e contextualizações. In: KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019. p. 7-22.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.
KOOHANG, A.; HARMAN, K. Learning Objects: theory, praxis, issues and trends. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2007.
LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2011. p. 45-75.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.
MIRANDA, R. G. Da interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O Que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 113-124.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2018.
MUNHOZ, A. S. Objetos de Aprendizagem. Curitiba: InterSaberes, 2013.
NESI, T. L. Reformulando um Objeto de Aprendizagem criado no Scratch: aperfeiçoando aspectos na usabilidade. In: KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019. p. 131-151.
RAMALHO, A. B. Uso de Objetos de Aprendizagem para o ensino de Matemática. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Computação Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
RAMOS, F. R.; KOPKE, R. C. M.; DOMINGOS, A. M. Da Arte à Matemática… da Matemática à Arte: uma experiência no ensino Português. In: XII INTERNATIONAL CONFERENCE ON GRAPHICS ENGINEERING FOR ARTS AND DESIGN, 2017, Araçatuba. Anais… Araçatuba (SP), Universidade Paulista, 2017.
RICHIT, A.; MOCROSKY, L. F.; KALINKE, M, A. Tecnologias e prática pedagógica em Matemática: Tensões e perspectivas evidenciadas no diálogo entre três estudos. In: KALINKE, M, A; MOCROSKY, L. F. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisas e possibilidades. Curitiba: Ed. UTFPR, 2015. p. 117-140.
ROSA, A. C. P. S.; GONÇALVES, R. F. “A integração está na vida”: projetos interdisciplinares como práticas ciberculturais. In: PORTO, C. (Orgs.). Pesquisa e mobilidade na cibercultura: Itinerâncias docentes. Salvador: Edufba, 2015. p. 297-316.
TAVARES, D. E. A interdisciplinaridade na contemporaneidade - qual o sentido In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O Que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 135-146.
TROJACK, C. L.; WROBEL, J. S.; OECHSLER, V. (Orgs.). Matemática com arte: sugestões de atividades interdisciplinares. Curitiba, Appris, 2017.
WILEY, D. The instructional use of learning objects. On-line version. 2000. Disponível em: www.reusability.org/read. Acesso em: 20 abr. 2021.
ZOPPO, B. M. OA Descobrindo Comprimentos e sua aplicação em uma aula de Matemática. In: KALINKE, M. A.; MOTTA, M. S. (Orgs.). Objetos de Aprendizagem: pesquisas e possibilidades na Educação Matemática. Campo Grande, MS: Life Editora, 2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.