Digital technologies and interdisciplinarity: articulations between mathematics and art through the use of learning objects

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83009

Keywords:

Interdisciplinarity, Digital technologies, Learning objects, Mathematics teaching

Abstract

This paper reports an interdisciplinary project involving Mathematics and Arts and using digital technologies. It aims to investigate how the interdisciplinary practice proceeds using Learning Objects, and if it provides moments of investigation in actions related to learning to 8th grade students in Elementary School. The research is qualitative through a case study conducted in a municipal public school in the city of Curitiba, Paraná. For that, two Learning Objects were developed, one with the educational software Hot Potatoes and the other with the software Scratch. Both were offered to students in order to analyze the building potential of mathematical and artistic knowledge. After the project's conclusion, the objects were made virtually available, allowing it's use and reuse. Through this analysis it was observed that the interdisciplinary practice, interposed by the Learning Objects, made possible actions like investigation, analysis and collaborative work, directing looks to knowledge building.

Author Biographies

Taniele Loss, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020) e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR, 2002). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Inovações e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior na modalidade presencial, mista e EAD. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Fundamental II pela da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Josyleine Aparecida Bento da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-2018). Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela UNINTER (2020). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), especialista em Ensino da Matemática pela PUC-PR (2004) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1997). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Fundamental II pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), estre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC).

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992), Mestrado (1995) e Doutorado em Química (1999) pela UFPE. Fez o Pós-doutorado, com Bolsa do CNPq, no Institut de Chimie Minérale et Analytique da Université de Lausanne na Suíça (2000). Fez Pós-doutorado, com bolsa PNPD-Capes, na área de Educação Científica e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT, na Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Foi professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, atuando na área de Ensino de Química e Química Geral. Atualmente é professora Titular da carreira Magistério Superior na Universidade Federal da Bahia, no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - UTFPR e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA. Orienta e orientou alunos de mestrado e doutorado na área de Ensino de Química/Ciências. Suas atividades de pesquisa estão inseridas em: Formação de Professores de Química/Ciências; Ensino e aprendizagem; Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos, Epistemologia e Atividades Lúdicas.

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Published

2022-11-29

Issue

Section

Artigos