Tecnologias digitais e interdisciplinaridade: articulações entre matemática e arte por meio da utilização de objetos de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e83009

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Tecnologias digitais, Objetos de aprendizagem, Ensino de matemática

Resumo

Este artigo relata um projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Matemática e Arte utilizando tecnologias digitais. Tem por finalidade investigar como procede a prática interdisciplinar utilizando Objetos de Aprendizagem, e se essa proporciona aos estudantes de oitavo ano do Ensino Fundamental II momentos de investigação em ações relacionadas à aprendizagem. A pesquisa é de abordagem qualitativa sendo um estudo de caso realizado em uma escola municipal pública de Curitiba, Paraná. Para tanto, foram desenvolvidos dois Objetos de Aprendizagem, um no software educacional Hot Potatoes e outro no Scratch. Ambos foram ofertados aos estudantes a fim de analisar as potencialidades de construção de conhecimentos matemáticos e artísticos. Após o término do projeto, os objetos foram disponibilizados virtualmente possibilitando o seu uso e reuso. Perante análise, observou-se que a prática interdisciplinar, interposta pelos Objetos de Aprendizagem, possibilitou ações como investigação, análise e trabalho colaborativo direcionando olhares a construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Taniele Loss, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UTFPR (2018); Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (2011). Formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2020) e em Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFETPR, 2002). É membro do Grupo de Pesquisa sobre Inovações e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC) e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação Matemática (GPTEM). Tem experiência na Educação Básica e no Ensino Superior na modalidade presencial, mista e EAD. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Fundamental II pela da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Josyleine Aparecida Bento da Silva, Secretaria Municipal de Educação de Curitiba

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-2018). Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela UNINTER (2020). Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014), especialista em Ensino da Matemática pela PUC-PR (2004) e graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (1997). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior. Atualmente é professora de Matemática do Ensino Fundamental II pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), estre em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMG) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC).

Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (1992), Mestrado (1995) e Doutorado em Química (1999) pela UFPE. Fez o Pós-doutorado, com Bolsa do CNPq, no Institut de Chimie Minérale et Analytique da Université de Lausanne na Suíça (2000). Fez Pós-doutorado, com bolsa PNPD-Capes, na área de Educação Científica e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT, na Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Foi professora adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, atuando na área de Ensino de Química e Química Geral. Atualmente é professora Titular da carreira Magistério Superior na Universidade Federal da Bahia, no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica - UTFPR e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências - UFBA. Orienta e orientou alunos de mestrado e doutorado na área de Ensino de Química/Ciências. Suas atividades de pesquisa estão inseridas em: Formação de Professores de Química/Ciências; Ensino e aprendizagem; Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS; Educação Inclusiva; Educação de Jovens e Adultos, Epistemologia e Atividades Lúdicas.

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Publicado

2022-11-29

Edição

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Artigos