O discurso estatístico na educação matemática: o calcanhar de aquiles e as prescrições salvacionistas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e84590Palavras-chave:
Educação matemática, Estatísticas educacionais, Discurso, Neoliberalismo, Michel FoucaultResumo
O artigo intenta uma análise discursiva sobre a Educação Matemática a partir das avaliações educacionais. Problematizou-se reportagens em jornais e portais de notícias com base na análise de discurso foucaultiana. A análise evidencia o uso do número como potente condutor dos pressupostos neoliberais e como reforçador de verdades sobre a Educação Matemática: 1) haveria uma crise, pois os dados são péssimos; 2) os professores são os culpados pela crise instaurada e 3) a implementação das pedagogias ativas e o maior investimento na formação de professores seriam as soluções consideradas adequadas. Conclui-se ao final que da forma como a Educação Matemática vem sendo ranqueada, calculada e aferida, esse processo produz um regime de verdade que reduz os espaços de liberdade na docência, posto que dar conta dessas imposições é uma luta sem fim e contrária a identidade de cada professor: o neoliberalismo é insaciável.
Referências
ANDRADE, D. P. Economização, Valores Morais e Democracia. In: RESENDE, Haroldo (Org.). Michel Foucaul: A Arte Neoliberal de Governar e a Educação. São Paulo: Intermeios, 2018. p. 68-76.
BALL, S. J. Performatividades e Fabricações na Economia Educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 37-54, mai/ago, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865 Acesso em: 20 maio 2020.
BALL, S. J. Seminário: Diálogos com a Pesquisa - As contribuições de Stephen Ball para a pesquisa educacional no contexto brasileiro: análises e reflexões, 2013. 1 vídeo (ca. 78 min). Publicado pelo canal Materiais Educacionais produzidos na FE - UNICAMP. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PGL05QbnG6Y . Acesso em: 16 ago. 2021.
DARDOT, P., LAVAL, C. Anatomia do novo neoliberalismo. Revista Viento Sur n. 164 e reproduzido por Rebelión, 24-07-2019. A tradução é do Cepat. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/591075-anatomia-do-novo-neoliberalismo-artigo-de-pierre-dardot-e-christian-laval. Acesso em: 01 ago. 2019.
DELEUZE, G. Conversações. Tradução: Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
FISCHER, R. M. B. Adolescência em discurso – mídia e produção de subjetividades. 1996. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
FOUCAULT, M. Eu sou um pirotécnico. In: POL-DROIT, Roger. Michel Foucault, entrevistas. São Paulo: Graal, 2006.
FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica: curso no Collége de France (1978-1979). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade 1. Tradução: Maria Thereza da C. Albuquerque; J. A. Ghilhon Albuquerque. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France. Tradução: Laura F. de A. Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014b.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos IV: Estratégia, Poder-saber. Tradução: Vera Lucia Avellar Ribeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: Ética, Sexualidade, Política. 3a ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017a.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017b.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 5a ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2017c.
GADELHA, S. Empresariamento da sociedade e governo da infância pobre. Revista Colombiana de Educación. n. 65, p. 233-256, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=413634077010 Acesso em: 20 jan. 2022.
GADELHA, S. Empresariamento da Sociedade e da Educação: O Complexo Corpo-subjetividade do Homo Economicus Neoliberal, o Imperativo da Alta Performance e seus Efeitos. In: RESENDE, H. (Org.). Michel Foucaul: A Arte Neoliberal de Governar e a Educação. São Paulo: Intermeios, 2018. p. 227-245.
GREGOLIN, M. R. Análise do Discurso, Foucault e a Mídia. [Entrevista concedida a] Pâmella R. R. D. de Oliveira; Geilson F. de Oliveira; Maria A. Nogueira. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 7, n. 1, p. 201-207, Jan. 2018. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/663 Acesso em: 25 jul. 2021.
HAN, B.. Sociedade da Transparência. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2016.
HAN, B. Psicopolítica - O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. 7. ed. Belo Horizonte: Editora Âyiné, 2020.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa. Tradução: Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.
OCDE. PISA 2018 Results (Volume I): What Students Know and Can Do, PISA, OECD Publishing. Paris, 2019. Disponível em: https://www.oecd.org/education/pisa-2018-results-volume-i-5f07c754-en.htm Acesso em: 16 ago. 2021.
POPKEWITZ, T. LINDBLAD, S. Estatísticas Educacionais como um sistema de razão: relações entre Governo da Educação e Inclusão e Exclusão Sociais. Educação & Sociedade, Campinas, ano XXII, n. 75, p. 111-148, Ago. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LJzT67Z4cQL9J8tzkfCzfYn/abstract/?lang=pt Acesso em: 16 ago. 2021.
SARAIVA, K.; LOPES, M. C. Educação, Inclusão e Reclusão. Currículo Sem Fronteiras. Belo Horizonte, v.11, n.1, p.14-33, Jan/Jun, 2011. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss1articles/saraiva-lopes.pdf Acesso em: 16 ago. 2021.
SPERRHAKE, R. Numeramentalidade e as práticas avaliativas: uma análise da “avaliação Nacional de Alfabetização”. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós Graduação em Educação. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
VEIGA NETO, A. Delírios avaliatórios: o currículo desvia para a direita ou um farol para o currículo. In: FAVACHO, A. M. P.; PACHECO, J. A.; SALES, S. R. Currículo: conhecimento e avaliação – divergências e tensões. Curitiba: CRV, 2013. p. 155-175.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.