O discurso estatístico na educação matemática: o calcanhar de aquiles e as prescrições salvacionistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2022.e84590

Palavras-chave:

Educação matemática, Estatísticas educacionais, Discurso, Neoliberalismo, Michel Foucault

Resumo

O artigo intenta uma análise discursiva sobre a Educação Matemática a partir das avaliações educacionais. Problematizou-se reportagens em jornais e portais de notícias com base na análise de discurso foucaultiana. A análise evidencia o uso do número como potente condutor dos pressupostos neoliberais e como reforçador de verdades sobre a Educação Matemática: 1) haveria uma crise, pois os dados são péssimos; 2) os professores são os culpados pela crise instaurada e 3) a implementação das pedagogias ativas e o maior investimento na formação de professores seriam as soluções consideradas adequadas. Conclui-se ao final que da forma como a Educação Matemática vem sendo ranqueada, calculada e aferida, esse processo produz um regime de verdade que reduz os espaços de liberdade na docência, posto que dar conta dessas imposições é uma luta sem fim e contrária a identidade de cada professor: o neoliberalismo é insaciável.

Biografia do Autor

Paula Cristina Bacca, Instituto Federal Catarinense

Licenciada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2006), mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela mesma universidade (2013) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atualmente é professora de Matemática do Instituto Federal Catarinense Campus Brusque.

Claudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC (1990), Mestrado (1997) e Doutorado em Educação pela mesma universidade (2003). Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Roeun, França, durante o ano de 2002, Pós-Doutorado na North Carolina State University, EUA, 2010-2011, e Pós-Doutorado na Catholic University of Leuven, Bélgica, 2016-2917. É professora Titular do Departamento de Metodologia de Ensino, da UFSC e professora credenciada do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC. É líder do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática, GECEM. É pesquisadora Produtividade do CNPq.

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2022-11-29

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