Conceito de riqueza e educação financeira como prática de si
composições históricas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e86167Palavras-chave:
Educação financeira, História da educação matemática, CurrículoResumo
Uma educação financeira se inscreve na Base Nacional Comum Curricular em articulação aos conteúdos da matemática que se ensina na escola. Além disso, nota-se um interesse no campo da pesquisa em Educação Matemática, que passa a tomar a educação financeira como um problema a ser investigado para os processos de ensino e aprendizagem. Isso posto, objetiva-se apresentar reflexões sobre a inserção do tema educação financeira no currículo da matemática escolar analisando a relação histórica entre dinheiro, riqueza e bens materiais e a constituição de subjetividades. Para isso, problematizamos sobre a riqueza ao apresentar os conselhos de conduta de textos da Antiguidade e, a partir das contribuições de Michel Foucault, mostramos como essa questão foi formada e tratada no Renascimento, Classicismo e sua passagem à Modernidade. Por fim, mostraremos como a educação financeira pode constituir subjetividades e como pode ser constituída pela episteme atual.
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