Engajamento dos estudantes em práticas educativas fundamentadas pela educação CTS

Autores

  • Zaira Cardoso Universidade de Brasília
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e87862

Palavras-chave:

Educação CTS, Ensino de ciências, Engajamento dos estudantes

Resumo

Nesse artigo apresentamos uma caracterização do que vem sendo compreendido por engajamento em práticas educativas vinculadas à educação CTS. Para tal, foi realizada uma imersão investigativa, fundamentada na Análise Textual Discursiva, em estudos do campo da educação científica para, em seguida, e considerando esse marco teórico, analisarmos a produção CTS da área de ensino de Ciências centrada em práticas de sala de aula. Especificamente, foram analisadas teses brasileiras, artigos publicados em revistas da área de ensino de Ciências e trabalhos apresentados no ENPEC. A partir da análise desse corpus, foi possível reconhecer três dimensões de engajamento vinculadas à educação CTS, associadas ao exercício de voz, à mobilização e apropriação do conhecimento e à ação sociopolítica.

Biografia do Autor

Roseline Beatriz Strieder, Universidade Federal de Santa Catarina

É licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora em Ciências/Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi, de 2012 a 2022, professora do Instituto de Física da Universidade de Brasília, onde atuou no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Atualmente, é professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui interesse por temáticas associadas à CTS, Abordagem Temática Freireana, dentre outras.

Referências

ALMEIDA, T.D.Q; VALADARES, J.M; JUNIOR, O.A. Uso de demonstrações investigativas em sala de aula de física para promover o engajamento dos estudantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia - SP. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2015.

AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação

de Professores de Ciências. Tese de doutorado em Educação Científica e Tecnológica –

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

BARBOSA, L.G.C. Circulação de sentidos e posicionamentos dos sujeitos na abordagem do aquecimento global como tema controverso: um olhar bakhtiniano. 2015. Tese - (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. 2015.

BARBOSA, R.G. Educação Científica e Tecnológica para a participação: Paulo Freire e a Criatividade. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, PR, 2014.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, K. S. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BORGES, O.; JULIO, J. M.; COELHO, G. R. Efeitos de um ambiente de aprendizagem sobre o engajamento comportamental, o engajamento cognitivo e sobre a aprendizagem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru. Anais... Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005.

CAMARGO, G.H. Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade. São Paulo, 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. SP, 2020.

CARDOSO, Z. Z.; ABREU, R. O. D.; STRIEDER, R. B. Educação CTS e engajamento dos(as) alunos: desafios para a sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. XII ENPEC, 2019, Natal - RN. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2019.

CARVALHO, A. M. P. de.; et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

CENTA, G. F. “Arroio Cadena: Cartão Postal de Santa Maria?”: Possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática. Santa Maria: PPGEM&EF/CCNE/UFSM, 2015. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física – Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

CONRADO, D.M. Questões sociocientíficas na educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/BA, 2017.

CORRÊA, R.F. Tecnologias Sociais e Educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos. 2016. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2016.

CRUZ, S.M.S.C.S. Aprendizagem Centrada em Eventos: uma experiência com o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino fundamental. 2001. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2001.

ENGLE, R.; CONANT, F. Guiding principles for fostering productive disciplinary engagement: explaining an emergent argument in a community of learners classroom. Cognition and Instruction, v. 20, n. 4, p. 399-483, 2002.

FARIA, A.F.; VAZ, A.M. Engajamento de estudantes em investigação escolar sobre circuitos elétricos simples. Revista Ensaio. v.21, e.10545. 2019.

FELÍCIO - SCHENEIDER, B.V. Formação de conceitos da termoquímica em meio a relações CTSA e questões sociocientíficas: contribuições da teoria da atividade histórico-cultural. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, SP, 2018.

FIRME, R.N; AMARAL, E.M.R; NETO, A.L.G.C. Atividades de sala de aula como parte de um sistema mais amplo de atividades: analisando o interesse e engajamento dos alunos. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP, Anais [...]. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015.

FRAILE, O.O. Educação para participação em questões ambientais em ciência e tecnologia com foco nas geociências: caminhos em direção a uma educação CTS crítica com base no lugar. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. 2015.

FREDRICKS, J. A.; BLUMENFELD, P. C.; PARIS, A. H. School Engagement: potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004

FREIRE, P. Educação e mudança. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 70ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra Ltda., 2019.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 3a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

JULIO, J. M.; VAZ, A. M.; FAGUNDES, A. Atenção: Alunos engajados - Análise de um grupo de aprendizagem em atividade de investigação. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 63–81, 2011.

LABURÚ, C. E. Fundamentos para um experimento cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física., v. 23, n. 3: p. 382-404, dez. 2006.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MENDES, M.R.M. A argumentação em discussões sociocientíficas: o contexto e o discurso. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2012.

MORAES, R; GALIAZZI, M.D. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 273f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MUNAYER; DOS SANTOS; SOUZA. A utilização de um conto de suspense e atividades investigativas na promoção do engajamento disciplinar produtivo em aulas de química. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC. Florianópolis - SC. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2017.

NUNES, M.N; DINIZ, L.G. Atividades de Astronomia como fomentadoras de Engajamento Disciplinar Produtivo. In:. XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XII ENPEC, 2019, Natal - RN. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2019.

NUNES, M.N; SÁ, E.F. Utilização de vídeos e videoaulas em planejamentos didáticos de Física do Ensino Médio. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC. Florianópolis - SC. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2017.

PENHA, S.P. Atividade sociocientífica em sala de aula de física: as argumentações dos estudantes. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, SP, 2012.

PINHEIRO, N.A.M. Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o Ensino-Aprendizagem do conhecimento matemático. 2005. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2005.

REEVE J. A self-determination theory perspective on student engagement. In CHRISTENSON S.L., RESCHLY A.L., WYLIE C. (Eds.), Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 149–172.

ROSA, S.E. Educação CTS: contribuições para a constituição de culturas de participação. 2019. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Universidade de Brasília. Brasília. 2019.

SAMAGAIA, R. Comunicação, divulgação e educação científicas: Uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos. 2016. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

SAMPAIO, V.P.B.E.S.; et al. A prática do letramento científico em atividade lúdica entre grupos. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP, Anais [...]. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.

SASSERON, L.H; DUSCHL, R. A. Ensino de Ciências e as Práticas Epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências. V21(2), pp. 52-67, 2016.

SASSERON, L. H.; SOUZA, T. N. O engajamento dos estudantes em aula de Física: apresentação de uma ferramenta de análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 139-153, 2019.

SILVA, J.C. et al. Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos. Actio, Docência em Ciências, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2020

.

SILVA, S. M.B. A moral em questões sociocientíficas no ensino de biologia. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Brasília. Brasília. 2016.

SILVEIRA, M. E; JUSTI, F. R. R. Engajamento escolar: adaptação e evidências de validade da escala EAE-E4D. Psicol. teor. prat.,, v. 20, n. 1, p. 110-125, 2018.

SOUZA, A.M.A.; MOZZER, N.B. Em Busca da História Perdida: Análise da aplicação de uma sequência de ensino centrada em um jogo didático sobre a Tabela Periódica. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X ENPEC. 2015. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2015.

Downloads

Publicado

2023-11-24

Edição

Seção

Artigos