Student engagement in educational practices founded by STS education

Authors

  • Zaira Cardoso Universidade de Brasília
  • Roseline Beatriz Strieder Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e87862

Keywords:

STS education, Science teaching, Student engagement

Abstract

In this article, we present a characterization of what has been understood by engagement in educational practices linked to STS education. To this end, an investigative immersion was carried out, based on Discursive Textual Analysis, in studies in the field of scientific education, and then, considering this theoretical framework, we analyzed the STS production in the area of Science teaching centered on classroom practices. Specifically, Brazilian theses, articles published in journals in the field of Science education and papers presented at ENPEC were analyzed. From the analysis of this corpus, it was possible to recognize three dimensions of engagement linked to STS Education, associated with the exercise of voice, the mobilization and appropriation of knowledge and sociopolitical action

Author Biography

Roseline Beatriz Strieder, Universidade Federal de Santa Catarina

É licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre e doutora em Ciências/Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi, de 2012 a 2022, professora do Instituto de Física da Universidade de Brasília, onde atuou no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências. Atualmente, é professora do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui interesse por temáticas associadas à CTS, Abordagem Temática Freireana, dentre outras.

References

ALMEIDA, T.D.Q; VALADARES, J.M; JUNIOR, O.A. Uso de demonstrações investigativas em sala de aula de física para promover o engajamento dos estudantes. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia - SP. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2015.

AULER, D. Interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade no Contexto da Formação

de Professores de Ciências. Tese de doutorado em Educação Científica e Tecnológica –

Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

BARBOSA, L.G.C. Circulação de sentidos e posicionamentos dos sujeitos na abordagem do aquecimento global como tema controverso: um olhar bakhtiniano. 2015. Tese - (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. 2015.

BARBOSA, R.G. Educação Científica e Tecnológica para a participação: Paulo Freire e a Criatividade. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, PR, 2014.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, K. S. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BORGES, O.; JULIO, J. M.; COELHO, G. R. Efeitos de um ambiente de aprendizagem sobre o engajamento comportamental, o engajamento cognitivo e sobre a aprendizagem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 5., 2005, Bauru. Anais... Bauru: Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2005.

CAMARGO, G.H. Estratégias enunciativas e engajamento em uma sequência didática investigativa sobre biodiversidade. São Paulo, 2020. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências. SP, 2020.

CARDOSO, Z. Z.; ABREU, R. O. D.; STRIEDER, R. B. Educação CTS e engajamento dos(as) alunos: desafios para a sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. XII ENPEC, 2019, Natal - RN. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2019.

CARVALHO, A. M. P. de.; et al. Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998.

CENTA, G. F. “Arroio Cadena: Cartão Postal de Santa Maria?”: Possibilidades e desafios em uma reorientação curricular na perspectiva da Abordagem Temática. Santa Maria: PPGEM&EF/CCNE/UFSM, 2015. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física – Universidade Federal de Santa Maria, 2015.

CONRADO, D.M. Questões sociocientíficas na educação CTSA: contribuições de um modelo teórico para o letramento científico crítico. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador/BA, 2017.

CORRÊA, R.F. Tecnologias Sociais e Educação: possibilidades e limites de transformação de sentidos. 2016. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2016.

CRUZ, S.M.S.C.S. Aprendizagem Centrada em Eventos: uma experiência com o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino fundamental. 2001. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2001.

ENGLE, R.; CONANT, F. Guiding principles for fostering productive disciplinary engagement: explaining an emergent argument in a community of learners classroom. Cognition and Instruction, v. 20, n. 4, p. 399-483, 2002.

FARIA, A.F.; VAZ, A.M. Engajamento de estudantes em investigação escolar sobre circuitos elétricos simples. Revista Ensaio. v.21, e.10545. 2019.

FELÍCIO - SCHENEIDER, B.V. Formação de conceitos da termoquímica em meio a relações CTSA e questões sociocientíficas: contribuições da teoria da atividade histórico-cultural. 2018. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, SP, 2018.

FIRME, R.N; AMARAL, E.M.R; NETO, A.L.G.C. Atividades de sala de aula como parte de um sistema mais amplo de atividades: analisando o interesse e engajamento dos alunos. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, X ENPEC, 2015, Águas de Lindóia, SP, Anais [...]. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015.

FRAILE, O.O. Educação para participação em questões ambientais em ciência e tecnologia com foco nas geociências: caminhos em direção a uma educação CTS crítica com base no lugar. 2015. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências. 2015.

FREDRICKS, J. A.; BLUMENFELD, P. C.; PARIS, A. H. School Engagement: potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004

FREIRE, P. Educação e mudança. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 70ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra Ltda., 2019.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 3a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

JULIO, J. M.; VAZ, A. M.; FAGUNDES, A. Atenção: Alunos engajados - Análise de um grupo de aprendizagem em atividade de investigação. Ciência & Educação, v. 17, n. 1, p. 63–81, 2011.

LABURÚ, C. E. Fundamentos para um experimento cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física., v. 23, n. 3: p. 382-404, dez. 2006.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

MENDES, M.R.M. A argumentação em discussões sociocientíficas: o contexto e o discurso. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília/DF, 2012.

MORAES, R; GALIAZZI, M.D. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

MUENCHEN, C. A disseminação dos três momentos pedagógicos: um estudo sobre práticas docentes na região de Santa Maria/RS. 2010. 273f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Centro de Ciências em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

MUNAYER; DOS SANTOS; SOUZA. A utilização de um conto de suspense e atividades investigativas na promoção do engajamento disciplinar produtivo em aulas de química. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC. Florianópolis - SC. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2017.

NUNES, M.N; DINIZ, L.G. Atividades de Astronomia como fomentadoras de Engajamento Disciplinar Produtivo. In:. XII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XII ENPEC, 2019, Natal - RN. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2019.

NUNES, M.N; SÁ, E.F. Utilização de vídeos e videoaulas em planejamentos didáticos de Física do Ensino Médio. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC. Florianópolis - SC. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2017.

PENHA, S.P. Atividade sociocientífica em sala de aula de física: as argumentações dos estudantes. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, SP, 2012.

PINHEIRO, N.A.M. Educação Crítico-Reflexiva para um Ensino Médio Científico-Tecnológico: a contribuição do enfoque CTS para o Ensino-Aprendizagem do conhecimento matemático. 2005. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Universidade Federal de Santa Catarina, SC, 2005.

REEVE J. A self-determination theory perspective on student engagement. In CHRISTENSON S.L., RESCHLY A.L., WYLIE C. (Eds.), Handbook of research on student engagement. New York: Springer, 2012. p. 149–172.

ROSA, S.E. Educação CTS: contribuições para a constituição de culturas de participação. 2019. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Universidade de Brasília. Brasília. 2019.

SAMAGAIA, R. Comunicação, divulgação e educação científicas: Uma análise em função dos modelos teóricos e pedagógicos. 2016. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica), Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

SAMPAIO, V.P.B.E.S.; et al. A prática do letramento científico em atividade lúdica entre grupos. In: IX ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, IX ENPEC, 2013, Águas de Lindóia, SP, Anais [...]. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013.

SASSERON, L.H; DUSCHL, R. A. Ensino de Ciências e as Práticas Epistêmicas: o papel do professor e o engajamento dos estudantes. Investigações em Ensino de Ciências. V21(2), pp. 52-67, 2016.

SASSERON, L. H.; SOUZA, T. N. O engajamento dos estudantes em aula de Física: apresentação de uma ferramenta de análise. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 1, p. 139-153, 2019.

SILVA, J.C. et al. Engajamento de estudantes e abordagem de temas contemporâneos: desafios estruturais, curriculares e metodológicos. Actio, Docência em Ciências, Curitiba, v. 5, n. 1, p. 1-19, 2020

.

SILVA, S. M.B. A moral em questões sociocientíficas no ensino de biologia. (Tese de Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Brasília. Brasília. 2016.

SILVEIRA, M. E; JUSTI, F. R. R. Engajamento escolar: adaptação e evidências de validade da escala EAE-E4D. Psicol. teor. prat.,, v. 20, n. 1, p. 110-125, 2018.

SOUZA, A.M.A.; MOZZER, N.B. Em Busca da História Perdida: Análise da aplicação de uma sequência de ensino centrada em um jogo didático sobre a Tabela Periódica. In: X ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – X ENPEC. 2015. Anais [...]. Rio de Janeiro – RJ, ABRAPEC, 2015.

Published

2023-11-24

Issue

Section

Artigos