Imagem da matemática

a visão dos alunos da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90012

Palavras-chave:

Professor de matemática, Percepção dos alunos, Educação matemática

Resumo

Dados de avaliações nacionais e internacionais mostram a dificuldade que os alunos têm com a Matemática. Este artigo traz o resultado de uma pesquisa que investigou a visão dos alunos da Educação Básica sobre a Matemática e o que os influencia a ter esta visão. Um questionário para investigar esta visão foi elaborado e aplicado aos alunos. Como resultados, a maioria dos alunos afirmou ouvir que a Matemática é difícil e, por este motivo, ficam apreensivos antes das aulas de Matemática. A maioria indicou gostar da matéria, relatando que a metodologia do professor de Matemática, a aplicação do conteúdo e as notas na matéria influenciam nesta visão. Os que indicaram não gostar, explicam tal fato pela dificuldade da matéria, que é muito abstrata, além de não entenderem a explicação do professor. Observou-se também que a família, o professor e o interesse individual influenciam visão que os alunos têm da Matemática.

Biografia do Autor

Vanessa Oechsler, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2008), Especialização em Formação de Professores pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (2012), Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professora de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Câmpus Gaspar, atuando no nível técnico, tecnológico e formação de professores. Desenvolve pesquisa na área de Formação de Professores, Tecnologias e Educação, Práticas Pedagógicas, Metodologias Ativas e Educação Matemática Crítica.

Adriana Kuehn, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996), graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2008) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professora efetiva da Fundação Universidade Regional de Blumenau na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, e em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: cálculo diferencial e integral, álgebra, estatística, matemática, ensino de engenharia, linguagem matemática, CTS e interdisciplinaridade.

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Publicado

2023-05-22

Edição

Seção

Artigos