Imagem da matemática

a visão dos alunos da educação básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90012

Palabras clave:

Professor de matemática, Percepção dos alunos, Educação matemática

Resumen

Dados de avaliações nacionais e internacionais mostram a dificuldade que os alunos têm com a Matemática. Este artigo traz o resultado de uma pesquisa que investigou a visão dos alunos da Educação Básica sobre a Matemática e o que os influencia a ter esta visão. Um questionário para investigar esta visão foi elaborado e aplicado aos alunos. Como resultados, a maioria dos alunos afirmou ouvir que a Matemática é difícil e, por este motivo, ficam apreensivos antes das aulas de Matemática. A maioria indicou gostar da matéria, relatando que a metodologia do professor de Matemática, a aplicação do conteúdo e as notas na matéria influenciam nesta visão. Os que indicaram não gostar, explicam tal fato pela dificuldade da matéria, que é muito abstrata, além de não entenderem a explicação do professor. Observou-se também que a família, o professor e o interesse individual influenciam visão que os alunos têm da Matemática.

Biografía del autor/a

Vanessa Oechsler, Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Gaspar

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Adriana Kuehn, Fundação Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996), graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2008) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professora efetiva da Fundação Universidade Regional de Blumenau na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, e em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: cálculo diferencial e integral, álgebra, estatística, matemática, ensino de engenharia, linguagem matemática, CTS e interdisciplinaridade.

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Publicado

2023-05-22

Número

Sección

Artigos