Os répteis como conteúdo em livros didáticos: análise do PNLD 2018 e 2021

Autores

  • Laís Pio Caetano Machado Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Núcleo de Educação Científica (NECBio), Brasília, DF, Brasil. Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70.910-900, Brasília - DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6782-3189
  • Thaís Isabela Carvalho dos Santos Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Núcleo de Educação Científica (NECBio), Brasília, DF, Brasil. Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70.910-900, Brasília - DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2238-1647
  • Thalita Quatrocchio Liporini Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional, Colegiado de Ciências Biológicas, Porto Nacional, TO, Brasil. Endereço: Rua 07, Quadra 15, Jardim dos Ipês, CEP: 77500000 - Porto Nacional, TO - Brasil https://orcid.org/0000-0002-1234-8544
  • Cristiane Rodrigues Menezes Russo Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Núcleo de Educação Científica (NECBio), Brasília, DF, Brasil. Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70.910-900, Brasília - DF, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7372-6641

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90720

Palavras-chave:

Análise documental, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de zoologia, Ensino médio

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender como o conteúdo de répteis é apresentado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio indicados pelos PNLD 2018 e 2021, a partir de análises acerca dos registros textuais sobre respectivo conhecimento escolar. Fez-se uma pesquisa qualitativa documental que, pela análise temática, identificou e categorizou trechos textuais sobre répteis. A maioria das coleções do PNLD 2021 não contemplou todos os eixos temáticos definidos e houve grande redução na quantidade de registros. Esses resultados corroboram apontamentos anteriores acerca da problemática da BNCC em priorizar o ensino por habilidades, negligenciando o conteúdo científico.

Biografia do Autor

Laís Pio Caetano Machado, Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Núcleo de Educação Científica (NECBio), Brasília, DF, Brasil. Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70.910-900, Brasília - DF, Brasil.

Bacharela e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestra em Ecologia pela mesma instituição. Seu atual foco de pesquisa é investigar o efeito das mudanças climáticas e do fogo na distribuição e demografia de lagartos, incorporando aspectos ecofisiológicos. Além disso, desenvolve pesquisas em educação no Núcleo de Educação Científica (NECBio) da UnB, com foco principal em livros didáticos.

Thaís Isabela Carvalho dos Santos, Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Núcleo de Educação Científica (NECBio), Brasília, DF, Brasil. Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70.910-900, Brasília - DF, Brasil.

Bacharela em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília. Atualmente é Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília e bolsista do Museu de Biologia (MB) do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília (UnB). Desenvolve pesquisas na área de anatomia comparada de vertebrados, morfologia e sistemática de peixes, assim como em educação, com foco principal em livros didáticos, junto ao Núcleo de Educação Científica (NECBio) da UnB.

Thalita Quatrocchio Liporini, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Porto Nacional, Colegiado de Ciências Biológicas, Porto Nacional, TO, Brasil. Endereço: Rua 07, Quadra 15, Jardim dos Ipês, CEP: 77500000 - Porto Nacional, TO - Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, campus de Porto Nacional – TO. Doutora e Mestra em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP – Bauru, SP. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP – Bauru, SP. Membro do Grupo de Pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais" (UNESP – Bauru, SP). Faz Pós-Doutorado em Ensino na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE – Foz do Iguaçu, PR. Desenvolve pesquisas relacionadas aos seguintes temas: currículo de Ciências e Biologia; formação de professores de Ciências e Biologia; ensino de conhecimentos biológicos; pedagogia histórico-crítica e materialismo histórico-dialético.

Cristiane Rodrigues Menezes Russo, Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Núcleo de Educação Científica (NECBio), Brasília, DF, Brasil. Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, CEP 70.910-900, Brasília - DF, Brasil.

Especialista em Educação Ambiental pelo Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da UFPA, Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo INPA, Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela UFMT pelo programa REAMEC. Docente Adjunta vinculada ao Núcleo de Educação Científica (NECBio) do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília, e do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBio). Orienta trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Educação Ambiental, Biologia da Educação e Botânica. Atuou como tutora do MMA no PEAAFÉ pesquisadora nas áreas de Educação Ambiental e Botânica, com ênfase em Ensino de Botânica. Em suas atividades profissionais atuou em parceria com diferentes Instituições Governamentais e não governamentais para a formação continuada de professores da rede pública em temas ambientais e conservação.

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2023-11-24

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Artigos