Os répteis como conteúdo em livros didáticos: análise do PNLD 2018 e 2021
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90720Palabras clave:
Análise documental, Base Nacional Comum Curricular, Ensino de zoologia, Ensino médioResumen
Esta pesquisa buscou compreender como o conteúdo de répteis é apresentado nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio indicados pelos PNLD 2018 e 2021, a partir de análises acerca dos registros textuais sobre respectivo conhecimento escolar. Fez-se uma pesquisa qualitativa documental que, pela análise temática, identificou e categorizou trechos textuais sobre répteis. A maioria das coleções do PNLD 2021 não contemplou todos os eixos temáticos definidos e houve grande redução na quantidade de registros. Esses resultados corroboram apontamentos anteriores acerca da problemática da BNCC em priorizar o ensino por habilidades, negligenciando o conteúdo científico.
Citas
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2ª ed. São Paulo: Pioneira, 1998.
ALVES, R. R. N.; MENDONÇA, L. E. T.; CONFESSOR, M. V. A.; VIEIRA, W. L. S.; LOPEZ, L. C. S. Hunting strategies used in the semi-arid region of northeastern Brazil. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 5, p. 1-16, abr. 2009. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/1746-4269-5-12. Último acesso em: 02 nov. 2021.
ALVES, R. R. N.; VIEIRA, K. S.; SANTANA, G. G.; VIEIRA, W. L. S.; ALMEIDA, W. O.; SOUTO W. M. S.; MONTENEGRO, P. F. G. P.; PEZZUTI, J. C. B. A review on human attitudes towards reptiles in Brazil. Environmental Monitoring and Assessment, v. 184, n. 11, p. 6877-6901, nov. 2012. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10661-011-2465-0. Último acesso em: 04 nov. 2021.
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia Moderna: Ensino médio. São Paulo: Moderna, 2016.
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R.; FERRARO, N. G.; PENTEADO, P. C. M.; TORRES, C. M. A.; SOARES, J.; CANTO, E. L.; LEITE, L. C. C. Moderna Plus: Ciências da natureza e suas tecnologias. São Paulo: Moderna, 2020.
ARAÚJO-DE-ALMEIDA, E.; AMORIM, D. S.; SANTOS, R. L.; CHRISTORFFERSEN, M. L. Sistemática Filogenética para o ensino comparado de Zoologia. In: ARAÚJO-DE-ALMEIDA, E. (Org.). Ensino de Zoologia: ensaios metadisciplinares. João Pessoa: EdUFPB, 2011. p. 101-112.
ASSIS, S. S.; PIMENTA, D. N.; SCHALL, V. T. A. A dengue nos livros didáticos de Ciências e Biologia indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático. Ciência & Educação, v. 19, n. 3, p. 633-656, out. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/Vsv54hDrXFQ6CjpKxPcn7PP/?lang=pt. Último acesso em: 04 nov. 2021.
BAPTISTA, G. C. S.; COSTA-NETO, E. M.; VALVERDE, M. C. C. Diálogo entre concepções prévias dos estudantes e conhecimento científico escolar: relações sobre os Amphisbaenia. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 2, p. 1-16, out. 2008. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/2394Baptista.pdf. Último acesso em: 18 mar. 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERNARDE, P. S. Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Brasil. São Paulo: Anolis books, 2014.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
BORGES, L. D.; ARAÚJO, E. C. O.; FREITAS, G.; PONTES, S. R. L. Investigação acerca do conhecimento e percepção de alunos e professores de escolas públicas sobre répteis e anfíbios. Vita et Sanitas, v. 16, n. 1, p. 29-52, jan. 2022. Disponível em: http://fug.edu.br/revistas/index.php/VitaetSanitas/article/view/261/245. Último acesso em: 17 mar. 2022.
BRANCO, E. P.; ZANATTA, S. C. BNCC e Reforma do Ensino Médio: implicações no ensino de Ciências e na formação do professor. Revista Insignare Scientia, v. 4, n. 3, p. 58-77, mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12114. Último acesso em: 17 mar. 2022.
BRASIL. Decreto nº 91.542, de 19 de agosto de 1985. Institui o Programa Nacional do Livro Didático, dispõe sobre sua execução e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, [1985]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1980-1987/decreto-91542-19-agosto-1985-441959-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 17 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018a.
BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Edital de Convocação nº 03/2019 – CGPLI PNLD 2021. Brasília, DF: Ministério da Educação, 13 dez. 2019b. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/consultas-editais/editais/edital-pnld-2021/EDITAL_PNLD_2021_CONSOLIDADO_13__RETIFICACAO_07.04.2021.pdf. Último acesso em: 16 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia digital PNLD 2018. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018b. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/pnld-2018/. Último acesso em: 20 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia digital PNLD 2021: Obras Didáticas por Áreas do Conhecimento e Específicas. Brasília: Ministério da Educação, 2021b. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/pnld_2021_didatico/inicio. Último acesso em: 20 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Programas do Livro: Dados estatísticos: 2018. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2019a. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/programas-do-livro/pnld/dados-estatisticos. Último acesso em: 10 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Brasília, DF: Ministério da Educação, 2021a. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/programas-e-acoes/programa-nacional-do-livro-e-do-material-didatico-pnld. Último acesso em: 21 fev. 2022.
CASTRO, D. P.; LIMA, D. C. Conhecimento do tema ofidismo entre futuros professores de Ciências Biológicas do Estado do Ceará. Ciência & Educação, v. 19, n. 2, p. 393-407, jul. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/yKhjDhZk6pK8th8Hbbf3bWh/abstract/?lang=pt. Último acesso em: 04 nov. 2021.
COPATTI, C. Olhares ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático: Relações entre estado, mercado editorial e os livros didáticos na escola. Perspectivas em Políticas Públicas, v. 14, n. 27, p. 1-32, ago. 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/revistappp/article/view/5795. Último acesso em: 03 mar. 2022.
COSENDEY, B. N. Uma relíquia das Restingas Fluminenses: o que precisamos saber sobre o endêmico e ameaçado lagarto-da-cauda-verde? In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2021. Anais do VIII ENEBIO. Associação Brasileira de Ensino de Biologia, 2021. p. 31-35. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-do-encontro-de-ensino-de-biologia-da-regional-nordeste--viii-erebio-ne--e-o-simposio-cearense-de-ensino-de-biologia--ii-sceb-. Último acesso em: 02 nov. 2021.
COSTA, H. C.; BÉRNILS, R. S. Répteis do Brasil e suas Unidades Federativas: Lista de espécies. Herpetologia Brasileira, v. 8, n. 1, p. 11-57, fev. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/324452315_Repteis_do_Brasil_e_suas_Unidades_Federativas_Lista_de_especies. Último acesso em: 04 nov. 2021.
CURY, C. R. J.; REIS, M.; ZANARDI, T. A. C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo, SP: Cortez, 2018.
DA ROCHA, A. L. F.; DUSO, L.; MAESTRELLI, S. R. P. Contribuições da Filogenética para um ensino crítico da Zoologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2013, Águas de Lindoia. Atas do IX ENPEC. Águas de Lindoia: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4422927/mod_folder/content/0/Contribuic%CC%A7o%CC%83es%20da%20filogene%CC%81tica%20para%20um%20ensino%20cri%CC%81tico%20da%20zoologia.pdf. Último acesso em: 07 mar. 2022.
DA SILVA-LEITE, R. R.; CAMPOS, Z.; PAMPLIN, P. A. Z. Uso de mapas mentais nas representações perceptivas de alunos do ensino fundamental do município de Ilha Grande, Piauí, Brasil: o caso do jacaré (Caiman crocodilus). Pesquisa em Educação Ambiental, v. 5, n. 1, p. 47-69, jan. 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/pea/article/view/30085. Último acesso em: 18 mar. 2022.
DAZA-PÉREZ, E. P.; PÉREZ-MIRANDA, R. Termorregulación de lagartos en la formación de profesores de ciencias naturales y educación ambiental. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, p. 663-678, out. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/NthCTvFx5t9QTGtpWMjTRvt/?lang=es. Último acesso em: 04 nov. 2021.
DE ALMEIDA, R. C. S.; DA SILVA, A. B. T.; DE MATOS, E. P. N. B. Modelo didático e coleção zoológica como ferramentas de Ensino para o estudo de répteis Squamatas em conjunto com minicurso sobre Educação Ambiental. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2021. Anais do VIII ENEBIO. Associação Brasileira de Ensino de Biologia, 2021. p. 1043-1052. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-do-encontro-de-ensino-de-biologia-da-regional-nordeste--viii-erebio-ne--e-o-simposio-cearense-de-ensino-de-biologia--ii-sceb-. Último acesso em: 02 nov. 2021.
DE OLIVEIRA, S. R. F.; CAIMI, F. E. Entrevista com Junia Sales Pereira: o PNLD em perspectiva. Revista História Hoje, v. 7, n. 14, p. 158-171, dez. 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/464/284. Último acesso em: 08 mar. 2022.
DIELE-VIEGAS, L. M.; ROCHA, C. F. D. Unraveling the influences of climate change in Lepidosauria (Reptilia). Journal of Thermal Biology, v. 78, p. 401-414, dec. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jtherbio.2018.11.005. Acesso em: 19 mar. 2022.
DOWLING, H. G. Classification of the Serpentes: a critical review. Copeia, v. 1959, n. 1, p. 38-52, abr. 1959. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/1440098. Último acesso em: 17 mar. 2022.
EDITORA MODERNA. PNLD Moderna: Ciências da Natureza, 2021. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/ensino-medio/obras-didaticas-area-de-conhecimento-ciencias-da-natureza/. Último acesso em: 06 mar. 2022.
E-DOCENTE. PNLD 2018, 2018. Disponível em: https://www.edocente.com.br/pnld/. Acesso em: 20 out. 2021.
FRACALANZA, H.; MEGID NETO, J. O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006.
FREITAG, B.; MOTTA, V. R.; COSTA, W. F. O estado da arte do livro didático no Brasil. Brasília: INEP, 1987.
FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. N. Livro didático como instrumento de apoio para construção de propostas de ensino de ciências naturais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2009, Florianópolis. Atas do VII ENPEC. Florianópolis: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Disponível em: http://www.fep.if.usp.br/~profis/arquivos/viienpec/VII%20ENPEC%20-%202009/www.foco.fae.ufmg.br/cd/pdfs/425.pdf. Último acesso em: 03 nov. 2021.
GANDRA, G. H.; DERING, R. O. Impactos legais da BNCC nos currículos escolares: reflexões basilares sobre a formação educacional do jovem brasileiro. In: OLIVEIRA, A. L. et al. (Orgs.). Vozes da educação: pesquisas e escritas contemporâneas. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2019. p. 93-108. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/vozes-da-educacao-pesquisas-e-escritas-contemporaneas/. Último acesso em: 19 mar. 2022.
GUBA, E. G.; LINCOLN, Y. S. Competing paradigms in qualitative research. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Ed.) Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994. p.105-117.
HOHL, L. S. L. Verificação dos conhecimentos prévios de moradores do bairro Bananal (município de Maricá–RJ) a respeito dos Amphisbaenia: desconhecidos de duas cabeças. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.decb.uerj.br/arquivos/monografias/Monografia%20Licenciatura.pdf. Último acesso em 18 mar. 2022.
ICMBIO - INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume IV - Répteis. In: INSTITUTO CHICO MENDES DE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE. (Org.). Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Brasília, DF: ICMBio, 2018. 252p. Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/images/stories/comunicacao/publicacoes/publicacoes-diversas/livro_vermelho_2018_vol4.pdf. Último acesso em: 18 mar. 2022.
JUSTINIANO, L. S. Resgate do que nunca deveria deixar de ter sido: o papel humano e humanizador da educação e do educador. In: BEININI, S. M. et al. (Orgs.). Pandemia do Coronavírus: abordagem multidisciplinar. Tupã, SP: ANAP, 2021. p. 75-94.
LABORATÓRIO INTELIGÊNCIA DE VIDA. Aprofundando o Novo Ensino Médio com o LIV. 2021. E-book. Disponível em: https://materiais.inteligenciadevida.com.br/kit-novo-ensino-medio. Último acesso em: 30 out. 2021.
LEAL, C. A. Uma breve análise do objeto 2 do PNLD 2021 no itinerário “Ciências da Natureza e Suas Tecnologias”: o que cabe ao Ensino de Biologia? In: ENCONTRO ESTADUAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, Goiânia, 2021. Anais IX EDIPE. Goiânia, GO: Centro de Estudos e Pesquisas em Didáticas, 2021. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ixedipe/403114-UMA-BREVE-ANALISE-DO-OBJETO-2-DO-PNLD-2021-NO-ITINERARIO-CIENCIAS-DA-NATUREZA-E-SUAS-TECNOLOGIAS--O-QUE-CABE-AO. Último acesso em: 24 mar. 2022.
LIMA, A. C.; TORRES, B. A educação sexual nos livros didáticos de Biologia do Ensino Médio disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático nos anos de 2018 e 2021. 2021. 91 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
LIPORINI, T. Q. A disciplina escolar Biologia na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio: expressões da pós-modernidade e do neoliberalismo. 2020. 210 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2020.
LIRA, F. D.; BRITO, A. J. S.; BATISTA, H. R. N.; SILVA, E. S.; SMANIA-MARQUES, R. O que a vida tem a ensinar para o Ensino de Biologia? Uma abordagem bibliográfica sobre mitos, lendas e crenças acerca dos répteis e aves paraibanos. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, Belém, 2018. Anais VII ENEBIO. Belém: Associação Brasileira de Ensino de Biologia, UFPA, p. 4547–4557, 2018. Disponível em: https://sbenbio.org.br/wp-content/uploads/anais/anais_vii_enebio_norte_completo_2018.pdf. Último acesso em: 04 nov. 2021.
LOPES, S.; ROSSO, S. BIO. 3ª ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
LOPES, S.; ROSSO, S. Ciências da Natureza. São Paulo: Moderna, 2020.
LUCHESE, M. S. A Herpetologia no ensino fundamental: o que os alunos pensam e aprendem. 2013. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/78078. Último acesso em 09 abr. 2021.
LÜDKE, M; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2ª. ed. Rio de Janeiro, RJ: E.P.U., 2018.
MARIA, D. L.; ABRANTES, M. M. R.; ABRANTES, S. H. F. A zoologia no contexto escolar: o conhecimento de alunos e professores sobre a classe Reptilia e a utilização de atividade lúdica na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 4, p. 367-392, ago. 2018. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID522/v13_n4_a2018.pdf. Último acesso em: 04 nov. 2021.
MARSIGLIA, A. C. G.; PINA, L. D.; MACHADO, V. O.; LIMA, M. A. A. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n.1, p. 107-121, 2017.
MARTINS, A. A.; GARCIA, N. M. D. Livros didáticos: elementos da cultura escolar, produtos culturais e mercadorias. In: GARCIA, N. M. D. (Org.). O livro didático de física e de ciências em foco: dez anos de pesquisa. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. p. 47-55.
MIRANDA, S. R.; DE ALMEIDA, F. R. Passado, presente e futuro dos livros didáticos de História frente a uma BNCC sem futuro. Escritas do Tempo, v. 2, n. 5, p. 10-38, out. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/1364/553. Último acesso em: 08 mar. 2022.
MOURA, M. R.; COSTA, H. C.; SÃO-PEDRO, V. A.; FERNANDES, V. D.; FEIO, R. N. O relacionamento entre pessoas e serpentes no leste de Minas Gerais, sudeste do Brasil. Biota Neotropica, v. 10, n. 4, p. 133-141, nov. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bn/a/VsC7NYVkNSWkhqvwVn8dVsN/?lang=pt&format=pdf. Último acesso em: 21 mar. 2022.
PASSOS, D. C.; MACHADO, L. F.; LOPES, A. F.; BESERRA, B. L. R. Calangos e lagartixas: concepções sobre lagartos entre estudantes do Ensino Médio em Fortaleza, Ceará, Brasil. Ciência & Educação, v. 21, n. 1, p. 133-148, jan. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/KtLrDpYpnGVwBH7dnwPB6Xc/?lang=pt. Último acesso em: 04 nov. 2021.
PEDREIRA, A. J. L. A O uso do livro didático por professores e alunos do ensino médio: um estudo em escolas da rede pública de sobradinho, Distrito Federal. 2016. 214f. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
PEQUENO, R. A. Avaliação dos conteúdos de biologia abordados em livros didáticos do segundo volume do ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso em Ciências Biológicas – Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2016.
PEREIRA, D. D.; LIMA, J. S.; LIMA, M. C. M. M.; DA SILVA, N. P. P.; SEIXAS, N. B.; ANDRADE, C. C.; GUIMARÃES, W. N. R. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2009, Recife. Resumos da IX JEPEX. Recife: Universidade Federal Rural de Pernambuco, p. 1-2, 2009. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0567-2.pdf. Último acesso em: 04 nov. 2021.
SALOMÃO, S. R.; VALLE, D. P.; MAIA, T. N. P.; COSENDEY, B. N. O trabalho com Ciências na educação infantil: lagarteando da Indonésia ao Brasil. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2021. Anais do VIII ENEBIO. Associação Brasileira de Ensino de Biologia, p. 971-981, 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/74578. Último acesso em: 02 nov. 2021.
SANDRIN, M. F. N.; PUORTO, G.; NARDI, R. Serpentes e acidentes ofídicos: um estudo sobre erros conceituais em livros didáticos. Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n. 3, p. 281-298, out. 2005. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/508/306. Último acesso em: 04 nov. 2021.
SANTOS, A. P.; MODESTO, J. C. A. Serpentes e acidentes ofídicos: análise de conteúdo e imagens em livros didáticos de biologia do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 2019, Recife. Anais do VI Cointer PDVL. Recife: Programa Internacional Despertando Vocações Para Licenciaturas, p. 1-18, 2019. Disponível em: https://cointer.institutoidv.org/inscricao/pdvl/uploadsAnais2020/SERPENTES-E-ACIDENTES-OF%C3%8DDICOS:-AN%C3%81LISE-DE-CONTE%C3%9ADOS-E-IMAGENS-EM-LIVROS-DID%C3%81TICOS-DE-BIOLOGIA-DO-ENSINO-M%C3%89DIO.pdf. Último acesso em: 04 nov. 2021.
SANTOS, M. L. S.; JUNIOR, C. A. S.; SANTOS, F. D. G.; SILVA, F. A. C.; LEITE, R. L.; SILVA, W. J. L. Percepção e sensibilização ambiental sobre serpentes em uma Escola Pública de Ensino Médio no Município de Russas – CE. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 2021. Anais do VIII ENEBIO. Associação Brasileira de Ensino de Biologia, p. 925-936, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/edicao/detalhes/anais-do-encontro-de-ensino-de-biologia-da-regional-nordeste--viii-erebio-ne--e-o-simposio-cearense-de-ensino-de-biologia--ii-sceb-. Último acesso em: 02 nov. 2021.
SANTOS, V. A.; MARTINS, L. A importância do livro didático. Revista Candombá, v. 7, n. 1, p. 20-33, jan. 2011. Disponível em: http://web.unijorge.edu.br/sites/candomba/pdf/artigos/2011/a1.pdf. Último acesso em: 03 nov. 2021.
SEBBEN, A.; CAMPOS, L. A.; SCHWARTZ, C. A.; DA SILVA, H. R.; NASCIMENTO, L. B.; DA SILVA, L. F. R. Anatomia comparativa de vertebrados: atlas fotográfico. Brasília, DF: UnB, IB, LACV, 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/18047. Último acesso em: 23 mar. 2022.
SILVA, I. A. O Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLD/EM): uma política de educação implementada pelo estado brasileiro no início do século XXI. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 2015, Florianópolis. Atas da 37a Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, p. 1-20, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt05-3544.pdf. Acesso em: 06 jun. 2023.
SILVA, S. N.; CARVALHO, G. S. O ambiente em um livro didático de biologia: Análise de Conteúdo. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 2012, Campinas. Atas do VIII ENPEC. Campinas: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-13, 2012. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1309-2.pdf. Acesso em: 04 nov. 2021.
THOMPSON, M.; RIOS, E. P. Conexões com a Biologia: Ensino médio. 2ª ed. São Paulo: Moderna, 2016.
THOMPSON, M.; RIOS, E. P.; SPINELLI, W.; REIS, H.; SANTA’ANNA, B.; NOVAIS, V. L. D.; ANTUNES, M. T. Conexões: Ciências da natureza e suas tecnologias. São Paulo: Moderna, 2020.
VITT, L. J.; CALDWELL, J. P. Herpetology: An Introductory Biology of Amphibians and Reptiles. 4th ed. Amsterdam, Holanda: Elsevier, 2014.
ZANK, D. C. T.; MALANCHEN, J. A Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio e o retorno da pedagogia das competências: uma análise baseada na pedagogia histórico-crítica. In: MALANCHEN, J.; MATOS, N. S. D.; ORSO, P. (Orgs.). A Pedagogia Histórico-Crítica, as Políticas Educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Autores Associados. p. 131-160.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais aos artigos da revista são do autor, com direitos de primeira publicação à revista. Devido ao fato de aparecerem neste periódico de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicações inicial nesta revista.
Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil - - - ISSN 1982-5153 - - - esta obra foi licenciada com uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional - CC BY