Práticas educativas da educação básica brasileira orientadas pela abordagem CTS: uma revisão de estudos na área de ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e92926

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Abordagem CTS, Práticas educativas, Sala de aula

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática sobre práticas educativas pautadas na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) efetivadas em aulas de ciências da Educação Básica brasileira e objetiva responder ao seguinte questionamento: Quais abordagens de ensino têm sido exploradas nas práticas educativas balizadas pelo enfoque CTS? Para tanto, foi feita uma busca por estudos publicados em periódicos brasileiros, no período de 2010 a 2021, com significativa representatividade e impacto no campo das pesquisas em Educação em Ciências, que resultou em 39 artigos que foram interpretados mediante a Análise de Conteúdo, originando seis categorias: (a) Debate sobre temas socioambientais; (b) Sequência didática; (c) Três momentos pedagógicos; (d) Mapas conceituais; (e) Atividades experimentais; e (f) Práticas educativas mistas. Pondera-se que tais práticas educativas têm se mostrado promissoras para o Ensino de Ciências, fomentando o pensamento crítico dos estudantes e evidenciando potencial para a aprendizagem de conhecimentos sociocientíficos.

Biografia do Autor

Rafael Schepper Gonçalves, Federal Center for Technological Education Celso Suckow da Fonseca

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), trabalhando na linha de pesquisa intitulada: "Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no Ensino". Mestrado Profissional em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI - 2014) e licenciado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2011). Colaborador no Centro de Ciências da UFJF e professor de Física da Educação Básica do Estado de Minas Gerais. Possui experiência na área de Ensino de Ciências, atuando nos seguintes temas: Engajamento Interativo (Tutoriais em Física Introdutória) e Abordagem de Temas de cariz CTS. Apresenta interesse especial pelo Conceito de Tempo e por Lógica Filosófica.

Alice Assis, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Licenciatura em Física; Mestrado e Doutorado em Educação Para a Ciência, pela UNESP - Faculdade de Ciências - Campus de Bauru. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP - Campus de Guaratinguetá e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP - Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfoque CTS, formação inicial e continuada de professores, ensino e aprendizagem de ciências, uso de atividades experimentais e de leitura de textos em sala de aula. Líder do grupo de pesquisa Ensino e Aprendizagem, com enfoque na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Ambiente e Desenvolvimento Humano. Coordena o Projeto UNATI da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.

Lucas de Paulo Lameu, Centro de Educação Profissional Tancredo Neves

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2011), Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2014), Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) Júlio de Mesquita Filho - campus de Bauru (2020) e Pós-doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Sergipe - UFS (2022). Também é Professor de Educação Básica de Física do Centro de Educação Profissional (CEP) Tancredo Neves e da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes (MG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para a Ciência/Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade; Três Momentos Pedagógicos; Teoria Sociocultural de Vigotski; Ensino Integral; Introdução de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio e no Ensino Fundamental; Teoria dos Campos Conceituais; e Neurociência/Psicologia Cognitiva - processos cognitivos e atencionais. Também trabalha com o ensino experimental de Física e de Astronomia e Astronáutica no Ensino Médio.

Paulo Henrique Dias Menezes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciado em Ciências (1991) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sete Lagoas e em Física (1996) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Formiga. Possui especialização em Ensino de Ciências (1998), mestrado (2003) e doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor associado do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando nos cursos de licenciatura em Física e Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, do qual é membro da Comissão Nacional de Pós-Graduação. É pesquisador do Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia da UFJF, onde desenvolve pesquisas na área de educação em ciências, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de ciências, brinquedos científicos, ensino de física, formação de professores, grupos colaborativos de professores, tradição e inovação no ensino, pesquisa colaborativa e enfoque CTS na educação em ciências.

Alvaro Chrispino, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Alvaro Chrispino é Doutor (2001) e Mestre em Educação (1992) pela UFRJ. Bolsista de Produtividade em Educação/CNPq. Professor Titular Sênior do CEFET/RJ, atuando no Ensino Médio e na pós-graduação desde 1992 até os dias atuais (Mestrados e Doutorados). Possui 14 livros e mais de 120 artigos em periódicos especializados na área de Educação (Políticas Públicas, Planejamento e Gestão de Sistemas Educacionais e Mediação de Conflitos) e Ensino de Ciências (CTS). Ocupou diversas funções públicas, entre elas a de Coordenador do PPCTE-Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação - CAPES 6, Coordenador do PPECM-Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, "Pró-Reitor" de Gestão Estratégica do CEFET/RJ, Secretário Municipal de Planejamento e de Educação de Teresópolis/RJ, Subsecretário Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Subsecretário de Estado de Educação do Distrito Federal  e do Estado do Rio de Janeiro e Diretor Científico do CECIERJ. É Editor Associado da revista Educación Química (UNAM-México) e da revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, bem como membro de conselhos consultivos/editoriais de periódicos (nacionais e internacionais) na área da Educação e do Ensino. Membro da Comissão Diretora da AIA-CTS - Associação Ibero-americana de CTS no Ensino e Editor do Boletim da AIA-CTS.

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2024-08-15

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Artigos