Práticas educativas da educação básica brasileira orientadas pela abordagem CTS: uma revisão de estudos na área de ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e92926Palavras-chave:
Ensino de ciências, Abordagem CTS, Práticas educativas, Sala de aulaResumo
Este estudo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática sobre práticas educativas pautadas na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) efetivadas em aulas de ciências da Educação Básica brasileira e objetiva responder ao seguinte questionamento: Quais abordagens de ensino têm sido exploradas nas práticas educativas balizadas pelo enfoque CTS? Para tanto, foi feita uma busca por estudos publicados em periódicos brasileiros, no período de 2010 a 2021, com significativa representatividade e impacto no campo das pesquisas em Educação em Ciências, que resultou em 39 artigos que foram interpretados mediante a Análise de Conteúdo, originando seis categorias: (a) Debate sobre temas socioambientais; (b) Sequência didática; (c) Três momentos pedagógicos; (d) Mapas conceituais; (e) Atividades experimentais; e (f) Práticas educativas mistas. Pondera-se que tais práticas educativas têm se mostrado promissoras para o Ensino de Ciências, fomentando o pensamento crítico dos estudantes e evidenciando potencial para a aprendizagem de conhecimentos sociocientíficos.
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