Considerações sobre o currículo de matemática em uma escola Waldorf

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95004

Palavras-chave:

Pedagogia Waldorf, Educação matemática, Ensino médio, Currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar aspectos do currículo de matemática do Ensino Médio de uma Escola Waldorf, contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática em escolas fundamentadas em pedagogias alternativas. Para isso, foram constituídos dados sobre diferentes facetas curriculares do Ensino Médio de uma Escola Waldorf, resultando em quatro categorias: “História da Matemática”, “Investigação Matemática”, “Fluência Matemática” e “Para além da Matemática Convencional...”. Conclui-se que a filosofia educacional de uma escola baseada na Pedagogia Waldorf possui particularidades que contemplam diferenciações em seu ambiente físico, pedagógico e, consequentemente, em suas práticas matemáticas, buscando um equilíbrio entre a matemática convencional e as experiências matemáticas diversificadas que estimulam a investigação e a resolução de problemas.

Biografia do Autor

Emerson Rolkouski, Universidade Federal do Paraná

É licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (1999), mestre em Educação pela mesma instituição (2002) e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) (2006). Atualmente é professor titular da UFPR, Setor de Ciências Exatas, Departamento de Expressão Gráfica (DEGRAF). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática – PPGECM – UFPR.

Eloisa Rosotti Navarro, Universidade Federal do Paraná

É licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2012), mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2015) e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) (2021). Atualmente é bolsista Capes para realização do Pós-Doutorado em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR e colaboradora do mesmo programa.

Thaís Alvarenga Basso, Escola Estadual Professora Cecília Rolemberg Porto Guelli

É licenciada em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP) (2020) e mestre em Educação em Ciências e em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2023). Atualmente é professora de matemática na Escola Estadual Professora Cecília Rolemberg Porto Guelli.

Referências

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Publicado

2024-10-14

Edição

Seção

Artigos