Considerações sobre o currículo de matemática em uma escola Waldorf
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95004Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, Educação matemática, Ensino médio, CurrículoResumo
Este artigo tem como objetivo destacar aspectos do currículo de matemática do Ensino Médio de uma Escola Waldorf, contribuindo para os estudos acerca do ensino da matemática em escolas fundamentadas em pedagogias alternativas. Para isso, foram constituídos dados sobre diferentes facetas curriculares do Ensino Médio de uma Escola Waldorf, resultando em quatro categorias: “História da Matemática”, “Investigação Matemática”, “Fluência Matemática” e “Para além da Matemática Convencional...”. Conclui-se que a filosofia educacional de uma escola baseada na Pedagogia Waldorf possui particularidades que contemplam diferenciações em seu ambiente físico, pedagógico e, consequentemente, em suas práticas matemáticas, buscando um equilíbrio entre a matemática convencional e as experiências matemáticas diversificadas que estimulam a investigação e a resolução de problemas.
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