O que se entende por validação em atividades de modelagem matemática?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e95873

Palavras-chave:

Modelagem matemática, Validação, Verificação.

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo foco é a validação e sua caracterização em atividades de modelagem matemática. A investigação é delineada por um caminho em que, primeiramente, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o Projeto Político Pedagógico de cursos de Licenciatura em Matemática, embasam a pertinência de discutir a validação e fornecem elementos para estruturar a questão de pesquisa: como a validação em atividades de modelagem matemática é compreendida e realizada nas práticas de modelagem matemática na sala de aula? Essa questão é investigada mediante pesquisa inventariante dirigida a produções no campo da modelagem matemática bem como a respostas a um questionário respondido por professores familiarizados com práticas de modelagem matemática. Do processo analítico decorre a caracterização de diferentes grupos de ideias relativamente à validação considerando especificidades de cada contexto. Além disso, as expectativas expressas nos documentos encontram ressonância na maneira como a validação é caracterizada na literatura.

Biografia do Autor

Lourdes Maria Werle de Almeida, Universidade Estadual de Londrina

É professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1985. Atua no curso de graduação em Matemática e é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, programa no qual já ocupou a função de coordenadora e de vice-coordenadora. É bolsista de produtividade do CNPq e tem experiência na área de Matemática com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, semiótica na Educação Matemática e formação de professores de matemática. É líder do GRUPEMAT- Grupo de Pesquisas sobre Modelagem e Educação Matemática cadastrado no CNPq. Orientou várias dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Rosângela Maria Kowalek, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR (2020) e Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática – UEL (2022). Atualmente é doutoranda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciência e Matemática e docente da Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5º ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALMEIDA, L. M. W. Uma abordagem didático-pedagógica da modelagem matemática. VIDYA, v. 42, n. 2, p. 121-145, 2022.

ALMEIDA, L. M. W.; SILVA. K. P.; VERTUAN, R. E. A modelagem matemática na educação básica. São Paulo: Contexto, 2012.

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

BLUM, W. Quality Teaching of Mathematical Modelling: What Do We Know, What Can We Do? In: CHO, S. (eds) The Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education. Springer, Cham, fev. 2015. p. 73-96

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2018. 600p.

BRYMAN, A. Social research methods: 4° ed. Oxford: Oxford University Press, 2012.

CAKMAK GUREL, Z.; BEKDEMIR, M. The Teacher and Peer Intervention for Pre-Service Mathematics Teachers on the Validity of Mathematical Models. Pedagogical Research, v. 7, n. 2, 2022.

CZOCHER, J.; STILLMAN, G.; BROWN, J. Verification and Validation: What Do We Mean?. Mathematics Education Research Group of Australasia, 2018.

CZOCHER, J. A. How does validating activity contribute to the modeling process?. Educational Studies in Mathematics, v. 99, n. 2, p. 137-159, 2018.

DANTAS, C. A. B. Verificação e Validação de modelos de Simulação. Rio de Janeiro: ATAS, 1991.

FERRI, R. B. (2018). Learning how to teach mathematical modeling in school and teacher education. Springer International Publishing.

FERREIRA, P. E. A.; SILVA, K. A. P. da. Modelagem Matemática e uma Proposta de Trajetória Hipotética de Aprendizagem. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, p. 1233-1254, 2019.

FRANKENSTEIN, M. Reading the World with Maths: Goals for Critical mathematical Literacy Curriculum, Capturado em 25 de julho de 2004, Online. Disponível em http://www.nottingham.ac.uk/csme/meas/papers/frankenstein.html.

FERREIRA, A. B. de H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 3.ed. rev. e Atual. São Paulo: Fundação Dorina Nowill para cegos, 2009.

GEIGER, V.; GALBRAITH, P.; NISS, M.; DELZOPPO, C. Developing a task design and implementation framework for fostering mathematical modelling competencies. Educational Studies in Mathematics, v. 109, n. 2, p. 313-336, 2022.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. de S.; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. In: Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 2021. p. lxxiii, 2922-lxxiii, 2922.

HIDIROGLU, Ç. N.; BUKOVA GÜZEL, Ms. Conceptualization of Approaches and Thought Processes Emerging in Validating of Model in Mathematical Modeling in Technology Aided Environment. Educational Sciences: Theory and Practice, vol. 13, no. 4, p. 2499-2508, 2013.

ISHIBASHI, I.; UEGATANI, Y. Creation of possible fictional worlds as a process of validation in mathematical word problem-solving and mathematical modeling activities. JSSE Research Report, v. 34, n. 3, p. 165-170, 2019.

ISHIBASHI, U.; UEGATANI, Y. Conditions for Teaching Materials that Support Learners’ Validation: An Analysis of 8th-grade Students’ Mathematical Problem-solving Processes. Journal of Science Education in Japan, v. 43, n. 4, 2018.

ISHIBASHI, I.; UEGATANI, Y.. Relevância cultural da validação durante a modelagem matemática e resolução de problemas de palavras: Reconceituando a validação como uma integração de mundos ficcionais possíveis. The Journal of Mathematical Behavior , v. 66, p. 100934, 2022. See More

LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. Ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 45-60.

MADRUGA, Z. de, F. E.; DO ROSÁRIO LIMA, V. M. Aprender com modelagem: relações entre modelagem (matemática) e processos criativos. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 241-266, 2019.

REHFELDT, M. J. H.; NEIDE, I. G.; BÖCKEL, W. J.; AZAMBUJA, J. As Implicações de uma prática de modelagem matemática desenvolvida a partir da cobertura de uma casa. Atos de Pesquisa em Educação, v. 14, n. 1, p. 193-218, 2019.

SANTO, C. do E. F. A.; ALMOULOUD, S. A. Os saberes não matemáticos articulados às práticas sociais com matemática. REMATEC, v. 14, n. 32, p. 131-147, 2019.

SKOVSMOSE, O. A philosophy of critical mathematics education. Philosophy of Mathematics Education Journal, v. 37, p. 1, 2021.

THACKER, B. H.; DOEBLING, S. W.; HEMEZ, F. M.; MARK, A. C.; PEPIN, J. E.; RODRIGUEZ, E. A. Concepts of Model Verification and Validation. Califórnia: Los Alamos, 2006.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Edição

Seção

Artigos