O novo ensino médio e a interdisciplinaridade escolar: a preparação dos professores de ciências naturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e96225

Palavras-chave:

Práticas interdisciplinares, Formação inicial e continuada, Educação básica, Novo ensino médio

Resumo

O presente artigo teve como objetivo investigar se os professores de Biologia, Física e Química se sentem preparados, a partir da sua formação inicial e continuada, a desenvolverem práticas interdisciplinares na sala de aula no contexto do Novo Ensino Médio (NEM). Foi realizada uma entrevista semiestruturada com os professores desses três componentes curriculares. Para a análise dos dados utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva – ATD. Emergiram duas categorias: Categoria 1 - Limites e possibilidades para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no Novo Ensino Médio e Categoria 2 - Formação para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares no Novo Ensino Médio. Os resultados mostram que professores, especialmente no NEM, enfrentam insegurança em relação às práticas interdisciplinares, influenciada por fatores como formação profissional e falta de orientações claras. Embora a formação docente seja importante, ela não garante a eficácia dessas práticas, pois o sucesso depende também da superação de outros desafios.

Biografia do Autor

Danilo Lopes Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Licenciatura em Física pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). É especialista em Inspeção Escolar pela Facuminas e Mestre em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da UFVJM. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG), com pesquisa focada em Educação em Ciências. Suas áreas de atuação incluem ensino de ciências, interdisciplinaridade escolar, domínios do conhecimento científico e alfabetização científica e tecnológica.

Aline de Souza Janerine, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase na formação de professores, nos processos de constituição das identidades profissionais docentes e na educação em espaços não-formais. Atualmente, é professora de Magistério Superior no Quadro Permanente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e atua como professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT).

Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e Universidade de Poitiers (França). É doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) na área em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Ensino de Física e Ciências, com ênfase em Didática das Ciências, Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Educativas. Atualmente é professor de Ensino de Ciências no Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

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Publicado

2024-12-04

Edição

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Artigos