O novo ensino médio e a interdisciplinaridade escolar: a preparação dos professores de ciências naturais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e96225

Palabras clave:

Práticas interdisciplinares, Formação inicial e continuada, Educação básica, Novo ensino médio

Resumen

El presente artículo tuvo como objetivo investigar si los profesores de Biología, Física y Química se sienten preparados, en base a su formación inicial y continua, para desarrollar prácticas interdisciplinarias en el aula en el contexto del Nuevo Bachillerato (NEM). Se realizó una entrevista semiestructurada con profesores de estos tres componentes curriculares. Se utilizó la metodología del Análisis Textual Discursivo (ATD) para analizar los datos. Emergieron dos categorías: Categoría 1 - Límites y posibilidades para el desarrollo de prácticas interdisciplinarias en el Nuevo Bachillerato y Categoría 2 - Formación para el desarrollo de prácticas interdisciplinarias en el Nuevo Bachillerato. Los resultados de esta investigación indican una tendencia general de inseguridad entre los profesores al lidiar con prácticas interdisciplinarias, especialmente en el contexto del Nuevo Bachillerato. Los datos sugieren que esta inseguridad está influenciada por factores como la formación profesional y la falta de orientación clara en documentos educativos oficiales.

Biografía del autor/a

Danilo Lopes Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Licenciatura em Física pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). É especialista em Inspeção Escolar pela Facuminas e Mestre em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da UFVJM. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG), com pesquisa focada em Educação em Ciências. Suas áreas de atuação incluem ensino de ciências, interdisciplinaridade escolar, domínios do conhecimento científico e alfabetização científica e tecnológica.

Aline de Souza Janerine, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase na formação de professores, nos processos de constituição das identidades profissionais docentes e na educação em espaços não-formais. Atualmente, é professora de Magistério Superior no Quadro Permanente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e atua como professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT).

Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e Universidade de Poitiers (França). É doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) na área em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Ensino de Física e Ciências, com ênfase em Didática das Ciências, Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Educativas. Atualmente é professor de Ensino de Ciências no Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Citas

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Publicado

2024-12-04

Número

Sección

Artigos