The new high school and school interdisciplinarity: preparing natural science teachers

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e96225

Keywords:

Interdisciplinary practices, Initial and continued training, Basic education , New high school

Abstract

The present article aimed to investigate whether Biology, Physics, and Chemistry teachers feel prepared, based on their initial and ongoing training, to develop interdisciplinary practices in the classroom within the context of the New High School (NEM). A semi-structured interview was conducted with teachers of these three curriculum components. The methodology of Discursive Textual Analysis (DTA) was used to analyze the data. Two categories emerged: Category 1 - Limits and possibilities for the development of interdisciplinary practices in the New High School and Category 2 - Training for the development of interdisciplinary practices in the New High School. The results show that teachers, especially in the NEM, experience insecurity regarding interdisciplinary practices, influenced by factors such as professional training and a lack of clear guidelines. While teacher training is important, it does not ensure the effectiveness of these practices, as success also depends on overcoming other challenges.

Author Biographies

Danilo Lopes Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e Licenciatura em Física pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). É especialista em Inspeção Escolar pela Facuminas e Mestre em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da UFVJM. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE/FaE/UFMG), com pesquisa focada em Educação em Ciências. Suas áreas de atuação incluem ensino de ciências, interdisciplinaridade escolar, domínios do conhecimento científico e alfabetização científica e tecnológica.

Aline de Souza Janerine, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Tem mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Processos Socioeducativos e Práticas Escolares da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Tem experiência na área de Ensino de Química, com ênfase na formação de professores, nos processos de constituição das identidades profissionais docentes e na educação em espaços não-formais. Atualmente, é professora de Magistério Superior no Quadro Permanente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e atua como professora permanente e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT).

Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tem mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (Portugal) e Universidade de Poitiers (França). É doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Lisboa (Portugal) na área em Ensino de Ciências. Tem experiência na área de Ensino de Física e Ciências, com ênfase em Didática das Ciências, Formação de Professores, Educação a Distância e Tecnologias Educativas. Atualmente é professor de Ensino de Ciências no Departamento de Ciências Biológicas (DCBio) e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

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Published

2024-12-04

Issue

Section

Artigos