Notas para um debate materialista histórico e dialético das questões sociocientíficas: da controvérsia à contradição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97207

Palavras-chave:

Educação científica, Materialismo histórico e dialético, Marxismo, Questões sociocientíficas.

Resumo

Este artigo busca discutir as condições de apropriação das Questões Sociocientíficas (QSC) sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, especialmente tensionando os conceitos de controvérsia e contradição. Para tanto, examinamos investigações nacionais e internacionais que salientam o elemento da contradição no âmbito das QSC e distinguimos os temas contraditórios, a natureza da contradição e as propostas educacionais para o seu tratamento. Com base na perspectiva do materialismo histórico e dialético, evidenciamos o quanto as controvérsias são radicalmente determinadas pelas contradições do modo de produção capitalista. Em síntese, esse estudo ratifica a emergência de uma educação científica universal, popular, histórico e socialmente referenciada, vinculada às demandas da classe trabalhadora e aos seus projetos de emancipação, bem como lança luz sobre as potencialidades das QSC de ocupar-se desta tarefa política e formativa.

Biografia do Autor

Paulo Gabriel Franco dos Santos, Universidade de Brasília

É licenciado em Física pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (2010), mestre (2013) e doutor (2017) em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências de Bauru, com pós-doutorado na Universidad de La Habana, Cuba. Participou de projetos nacionais e internacionais de cooperação entre universidade e educação básica, como o Observatório da Educação (Obeduc 2010-2017) e Programa Colombiano-Brasileiro de Formação de Professores de Ciências na interface Universidade-Escola (2012-2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Brasília, campus de Planaltina, atuando na área de Educação e Linguagens, credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (PPGEduC/UnB). Líder do Grupo de Pesquisa “Educação em Ciências e Matemática no Contexto CTS”. Tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: Educação CTSA, Questões Sociocientíficas, Formação de Professores, Educação Científica e Tecnológica Antirracista e Fundamentos críticos e emancipatórios para o ensino de ciências.

Gabriel Mallmann, Universidade de Brasília

Licenciando em Ciências Naturais pela Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, onde vem desenvolvendo em nível de iniciação científica na área de ensino de Ciências, com ênfase em educação CTSA e Questões Sociocientíficas, por meio do materialismo histórico e dialético. Tem interesse nas áreas de educação CTSA, Questões Sociocientíficas, Educação Ambiental Crítica, história do ensino de Ciências no Brasil e história e filosofia da Ciência.

Rodrigo Diego de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), professor do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (EED/PPGE/PPGECT/CED/UFSC). Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade de Brasília (PPGEduC/UnB). Líder do FilPEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia, Políticas Educacionais e Educação em Ciências (https://filpec.paginas.ufsc.br/). Editor de seção da Revista ACTIO: Docência em Ciências (ISSN 2525-8923) da UTFPR. Tem se dedicado a pesquisas sobre os Fundamentos Filosóficos e Políticos da Educação e do Currículo e suas interfaces com o Ensino de Ciências de Biologia.

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Publicado

2024-10-14

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Artigos