Notas para um debate materialista histórico e dialético das questões sociocientíficas: da controvérsia à contradição
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2024.e97207Palavras-chave:
Educação científica, Materialismo histórico e dialético, Marxismo, Questões sociocientíficas.Resumo
Este artigo busca discutir as condições de apropriação das Questões Sociocientíficas (QSC) sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético, especialmente tensionando os conceitos de controvérsia e contradição. Para tanto, examinamos investigações nacionais e internacionais que salientam o elemento da contradição no âmbito das QSC e distinguimos os temas contraditórios, a natureza da contradição e as propostas educacionais para o seu tratamento. Com base na perspectiva do materialismo histórico e dialético, evidenciamos o quanto as controvérsias são radicalmente determinadas pelas contradições do modo de produção capitalista. Em síntese, esse estudo ratifica a emergência de uma educação científica universal, popular, histórico e socialmente referenciada, vinculada às demandas da classe trabalhadora e aos seus projetos de emancipação, bem como lança luz sobre as potencialidades das QSC de ocupar-se desta tarefa política e formativa.
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