As docências em matemática no ensino remoto emergencial

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100373

Schlagworte:

educação matemática, neoliberalismo, pandemia, Michel Foucault, anos iniciais

Abstract

Este artigo é fruto de uma pesquisa que problematizou os efeitos que as aulas geradas no Ensino Remoto Emergencial operaram nas formas de ensinar Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica durante a pandemia de combate à COVID-19. Para tanto, foram examinadas enunciações de educadoras que lecionavam em escolas da rede privada do município de Porto Alegre/RS. Os aportes teóricos que guiaram a investigação são as teorizações pós-críticas, em especial os estudos de Michel Foucault. No exame do material foi possível identificar que as docentes responderam às linhas de força neoliberais ao se subjetivarem como uma espécie de neoprofessoras. Além disso, as aulas de Matemática sustentaram-se em pelo menos dois enunciados presentes no discurso da Educação Matemática já evidenciados antes da pandemia: “para aprender matemática é importante usar materiais concretos” e “a Matemática está em tudo”.

Autor/innen-Biografien

Fernanda Longo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática e Estatística - UFRGS. Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU-UFRGS), com foco na Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Vice-líder do GPense/UFRGS: Grupo de Pesquisa em Educação, Neoliberalismo e Sujeitos Escolares registrado no Cnpq. Suas pesquisas concentram-se nas docências contemporâneas matemáticas e suas relações com o neoliberalismo, adotando uma perspectiva foucaultiana. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e do Grupo de Estudos Design, Psicologia, Educação, Matemática e Sociedade (GEDEPEMS). Tem experiência na Educação Básica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, anos iniciais e inovação. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5324070998994225

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integrando a Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação. É doutora (2007) e mestre (2001) em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialista (1999) em Formação do Professor de Matemática pela UNISINOS e graduada (1997) em Licenciatura em Matemática pela UFRGS. Integra o NECCSO - Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, educação matemática, estudos
foucaultianos, docência contemporânea. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9250845249062534

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Veröffentlicht

2025-08-13

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