As docências em matemática no ensino remoto emergencial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100373Schlagworte:
educação matemática, neoliberalismo, pandemia, Michel Foucault, anos iniciaisAbstract
Este artigo é fruto de uma pesquisa que problematizou os efeitos que as aulas geradas no Ensino Remoto Emergencial operaram nas formas de ensinar Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica durante a pandemia de combate à COVID-19. Para tanto, foram examinadas enunciações de educadoras que lecionavam em escolas da rede privada do município de Porto Alegre/RS. Os aportes teóricos que guiaram a investigação são as teorizações pós-críticas, em especial os estudos de Michel Foucault. No exame do material foi possível identificar que as docentes responderam às linhas de força neoliberais ao se subjetivarem como uma espécie de neoprofessoras. Além disso, as aulas de Matemática sustentaram-se em pelo menos dois enunciados presentes no discurso da Educação Matemática já evidenciados antes da pandemia: “para aprender matemática é importante usar materiais concretos” e “a Matemática está em tudo”.
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