Da situação-limite agrotóxicos ao inédito viável agroecologia: sinalizações de caminhos para a educação do campo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100874Palavras-chave:
Freire, CTS, PLACTS, agroecologia, educação do campoResumo
Se antes falava-se que os efeitos das mudanças climáticas “vão acontecer”, hoje os sinais “estão aí”. Pelos referenciais assumidos, Paulo Freire, CTS, PLACTS e referenciais do campo da agroecologia, compreendemos que o modelo de agricultura industrial, no qual os agrotóxicos têm centralidade, constitui situação-limite que silencia o inédito viável agroecologia, considerado caminho que pode contribuir para reverter as mudanças climáticas, assim como mitigar efeitos, já presentes, no contexto brasileiro. A pesquisa consistiu em compreender posicionamentos e práticas de professores(as) e estudantes sobre as temáticas agrotóxicos e agroecologia. Às categorias agrotóxico como situação-limite e o inédito viável agroecologia, resultantes da pesquisa bibliográfica, associamos, a cada uma delas, um conjunto de subcategorias, resultantes da análise das referidas compreensões e práticas. Cada um desses conjuntos sinaliza desafios para reconfigurações curriculares. Reconfigurações permeadas pela problematização, pela denúncia de compreensões associadas à situação-limite e pelo anúncio de possibilidades associadas ao inédito viável.
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