Da situação-limite agrotóxicos ao inédito viável agroecologia: sinalizações de caminhos para a educação do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e100874

Palavras-chave:

Freire, CTS, PLACTS, agroecologia, educação do campo

Resumo

Se antes falava-se que os efeitos das mudanças climáticas “vão acontecer”, hoje os sinais “estão aí”. Pelos referenciais assumidos, Paulo Freire, CTS, PLACTS e referenciais do campo da agroecologia, compreendemos que o modelo de agricultura industrial, no qual os agrotóxicos têm centralidade, constitui situação-limite que silencia o inédito viável agroecologia, considerado caminho que pode contribuir para reverter as mudanças climáticas, assim como mitigar efeitos, já presentes, no contexto brasileiro. A pesquisa consistiu em compreender posicionamentos e práticas de professores(as) e estudantes sobre as temáticas agrotóxicos e agroecologia. Às categorias agrotóxico como situação-limite e o inédito viável agroecologia, resultantes da pesquisa bibliográfica, associamos, a cada uma delas, um conjunto de subcategorias, resultantes da análise das referidas compreensões e práticas. Cada um desses conjuntos sinaliza desafios para reconfigurações curriculares. Reconfigurações permeadas pela problematização, pela denúncia de compreensões associadas à situação-limite e pelo anúncio de possibilidades associadas ao inédito viável.

Biografia do Autor

Sandra Mara Mezalira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2023), Mestra em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2008) e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ/2005). É integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (GPEEC-Natureza), certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587 . Atua como coordenadora pedagógica na Educação Básica da rede estadual de Educação em Sinop/MT.

José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutor em Educação e Educação do Campo FACED/UFRGS (2017), doutor em Educação pela UNISINOS (2007), Mestre em Educação pela UFRGS (1996), Especialista em Toxicologia Aplicada, PUCRS (1987), Especialista em Educação Química, UFRGS (1990), licenciado em Ciências, PUCRS (1982), licenciado em Química PUCRS (1985). Professor Adjunto do Departamento de Ensino e Currículo (DEC), da Faculdade de Educação (FACED), professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo – EDUCAMPO e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências – PPGEC, no Campus Porto Alegre/RS da UFRGS. Também é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática – PPGSTEM – UERGS – Campus Guaíba/RS e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências – REAMEC. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação do Campo e Ciências da Natureza - GPEEC NATUREZA certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9254712785950587 e o Grupo de Pesquisa em Educação Integral na escola e na sociedade: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces certificado na CAPES e na UFRGS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2176443610910776.

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Física (1987), mestre em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutor em Educação (Ensino de Ciências Naturais) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Aposentado da Universidade Federal de Santa Maria. Atuou no Programa de Pós-Graduação em Educação, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos temas CTS, PLACTS, abordagem temática freireana e agroecologia. No presente, atua, como voluntário, em projetos de extensão e pesquisa, na Universidade Federal de Santa Maria, com foco no diálogo entre processos produtivos e educativos no campo agroecológico.

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2025-08-13

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Artigos