Análise comparativa: a abordagem da história da ciência nas habilidades da BNCC e no livro didático de ciências da natureza do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2025.e101183Schlagworte:
História das ciências, Base Nacional Comum Curricular, manual do professor, educação básicaAbstract
O estudo teve o objetivo de analisar as abordagens da História da Ciência (HC) identificadas nas unidades temáticas e nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de Ciências da Natureza (CN) e as relações possíveis nos Livros Didáticos (LD) de CN dos Anos Finais do Ensino Fundamental (AFEF). Trata-se de uma pesquisa documental, realizada com a Análise de Conteúdo da HC nos LD de CN dos 6º ao 9º AFEF. Entre as habilidades da área de CN do EFAF, o documento da BNCC apresenta 63 habilidades, sendo 10 que se articulam com a HC, assim a abordagem da HC depende da interpretação do professor. Foram identificados 132 excertos da HC nos LD, destes, 82 não tem relação com as habilidades da BNCC acerca da HC. Nos excertos dos LD constatou-se uma abordagem da HC linear, pois não possuía a problematização da construção do conhecimento humano.
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