A argumentação e a capacidade de resolver problemas em estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Raquel Ruppenthal Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Rosa Chitolina Schetinger Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n2p35

Resumo

Este trabalho objetivou descrever como estudantes do 8° ano do Ensino Fundamental resolvem problemas, partindo da hipótese inicial que a capacidade argumentativa dos estudantes tem influência sobre a capacidade de resolução de problemas. Para a coleta de dados, utilizou-se um teste da capacidade de resolver problemas e uma entrevista. Na amostra pesquisada, a medida que os estudantes apresentam mais elementos que constituem um argumento em seus enunciados, ele consegue atingir melhores níveis no teste de resolução de problemas. Constataram-se dificuldades de leitura e síntese, o que pode levar a fragilidades no conhecimento e aplicação de diversas habilidades científicas. Apresenta-se como perspectivas a produção de atividades didáticas que fomentem o desenvolvimento das habilidades científicas e de leitura.

 

Biografia do Autor

Raquel Ruppenthal, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Mídias na Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a educação. Mestre em Educação em Ciências (UFSM). Doutoranda em Educação em Ciências (UFSM). Professora na rede estadual do Rio Grande do Sul.

 

Maria Rosa Chitolina Schetinger, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e doutora em Bioquímica (UFRGS). Professora da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos