Engenharia didática para o ensino de variável complexa: visualização de conceitos relacionados ao processo matemático de integração

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p3

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta, de cunho teórico e descritivo, para uma Engenharia Didática – ED, para um contexto do ensino de certos assuntos específicos da Análise Complexa. Dessa forma, dando ênfase às duas fases sistemáticas iniciais, nomeadamente conhecidas como análise preliminar e análise a priori, o trabalho tende a acentuar a concepção, estruturação e descrição de duas situações didáticas de ensino, afetadas pelos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas – TSD. Desse modo, ao assumir um caráter imprescindível da habilidade de visualização, consubstanciando uma ação do aprendiz na perquirição de propriedades relacionadas com o processo de integração na variável complexa, o escrito indica, ainda, determinados aspectos que devem ser explorados com o software GeoGebra, com o escopo de evidenciar outras propriedades e significações do símbolo que extrapolam o sentido matemático logicizante.


Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Licenciado em Matemática, Bacharel em Matemática, Mestre em Matemática, Mestre em Educação, Doutor em Educação - UFC. Docente permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ENCIMA/UFC, Docente Permanente do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica – PROEPT. Coordenador do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – PGECM/IFCE. Página pessoal: https://ifce.academia.edu/RegisFrancisco/Journal-Articles

Downloads

Publicado

2018-11-28

Edição

Seção

Artigos