Transição ensino médio - ensino de engenharia na perspectiva do professor de matemática
DOI:
https://doi.org/10.5007/1982-5153.2018v11n2p361Abstract
O presente estudo faz parte do projeto “Desafios do ensino de Matemática nos cursos de Engenharia, no século XXI”, que busca investigar e propor ações para a melhoria da transição Ensino Médio – Ensino de Engenharia. Foram analisadas as respostas de 27 docentes do Departamento de Matemática de uma tradicional escola de Engenharia do ABC Paulista a um questionário contendo 49 questões. A amostra coletada representou 69% da população de interesse. A análise dos dados ocorreu por meio do tratamento estatístico e por meio de Análise de Conteúdo. Por meio destas análises foram criados cinco constructos pertinentes ao trabalho docente. Os resultados apontam para uma opinião relativamente homogênea sobre os constructos identificados. As pequenas diferenças entre os grupos de professores parecem estar associadas às concepções pedagógicas de cada docente, sem com isso, indicar um grupo característico de professores. Constata-se forte adesão dos docentes à cultura organizacional da IES. Assim, mudanças de abordagens pedagógicas devem atentar-se às políticas institucionais, pois a visão corporativa na IES e suas tradições sobrepor-se às visões individuais.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.