Noções de estudantes a respeito dos aspectos da natureza da ciência e de uma investigação científica

Autores

  • Francisco Brenzam Filho Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n1p303

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar as concepções de estudantes do Ensino Fundamental sobre seus hábitos alimentares e alimentação equilibrada. Este estudo qualitativo e caracterizado como pesquisa exploratória incluiu 15 alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram coletados mediante questionário e discutidos com base em uma análise de conteúdo. Os resultados revelaram que os alunos compreendem ao menos em parte a importância de uma alimentação balanceada para a saúde. Além disso, os participantes contribuíram com concepções variadas sobre alimentação balanceada, algumas das quais apresentaram uma relação com os conhecimentos científicos associados, ao passo que outras eram embasadas principalmente em conceitos espontâneos. Contudo, algumas concepções sobre o tema careceram de robustez, o que aponta para a necessidade de aprofundar a discussão sobre alimentação equilibrada na escola.

Biografia do Autor

Francisco Brenzam Filho, Universidade Estadual de Londrina

Licenciado em Ciências Biológicas (2010) pelo Centro Universitário Filadélfia (UNIFIL). Especialista em Ensino de Ciências Biológicas (2014) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2017) pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é doutorando do Programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PECEM) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor da rede pública e particular da educação básica nas disciplinas de ciências e biologia. Pesquisador na área de Educação e Ensino de Ciências com ênfase em História, Filosofia e Epistemologia da Ciência, Ensino de Biologia, Epistemologia da Biologia, Resolução de Problemas e Metodologias Ativas na Educação Básica e no Ensino Superior. Membro do grupo GPEEC – Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência.

Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Biológicas (2001) e Licenciada em Ciências Biológicas (2002) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP/Botucatu. Mestre em Educação para a Ciência (2007) e Doutora em Educação para a Ciência (2011) pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP/Bauru. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Biologia Geral do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina, professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática- PECEM-UEL. Pesquisadora na área de Educação e Ensino de Ciências com ênfase em História, Filosofia e Epistemologia da Ciência, Ensino de Biologia, Epistemologia da Biologia, Resolução de Problemas e Metodologias Ativas na Educação Básica e no Ensino Superior. Membro do grupo GPEEC – Grupo de Pesquisa em Ensino e Epistemologia da Ciência.

 

Downloads

Publicado

2019-05-27

Edição

Seção

Artigos