The undervaluation of the continuous formation of teachers: from the advisors to the articulation of the theoretical framework in the context of the national professional master in physics teaching

Authors

  • Estevão Antunes Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fernanda Ostermann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cláudio José de Holanda Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p267

Abstract

The National Professional Master in Physics Teaching (NPMPT) emerged as a Network Professional Master, focused much more on Physics content than on pedagogical and/or epistemological background. In the light of Bakhtin's thought, we envisage more than 200 works completed up until the middle of 2017 as a set of statements whose verbal and non-verbal aspects express different voices, responding and directing themselves to other utterances. The analysis was done by means of a mixed method integrating the Bakhtin’s analytical device, proposed by Veneu et al. (2015), to correspondence analysis (GREENACRE, 2017). When analyzing 208 works presented in the context of the NPMPT, we found that the articulation of the theoretical framework in the developed product is dependent on the formation and the research history of the advisors, and that work oriented by supervisors with formation or research history in the area deviates from the program general guidelines.

Author Biographies

Estevão Antunes Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante do Doutorado em Ensino de Física no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e membro da linha de pesquisa Ensino de Física Sob a Perspectiva Sociocultural, mestre em Ensino de Física (2018) e licenciado em Física (2015) pela mesma instituição. Integra o grupo "Pesquisa e inovação didática em ensino de Física sob a perspectiva sociocultural" da UFRGS, coordenado pela Prof.ª Dr. Fernanda Ostermann.

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem Mestrado e Doutorado na área de ensino de Física, ambos também pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 1989 a 1992, atuou como professora de Física na rede pública estadual de ensino de Porto Alegre. Por concurso público, ingressou como professora, em 1994, no Departamento de Física da UFRGS. Atualmente, ocupa o cargo de Professor Titular e é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física. No período de novembro de 2006 a fevereiro de 2010 foi coordenadora do PPG Ensino de Física. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), de 2015 a 2017 e fez parte da Comissão Organizadora Nacional do XI ENPEC, realizado em Florianópolis, em julho de 2017. Atualmente é presidente da ABRAPEC (biênio 2017-2019). É também Editora do Caderno Brasileiro de Ensino de Física, membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados - ILEA e líder de grupo de pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: perspectiva sociocultural no ensino de Física, formação de professores e ensino de Física Moderna e Contemporânea.

Cláudio José de Holanda Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Física pela mesma universidade (2001). Por aprovação em concurso público, desde junho de 2006 é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Modernização Curricular, atuando principalmente nos seguintes temas: inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino médio, avaliações em larga escala, métodos mistos de pesquisa e outros temas relevantes em Ensino de Física.

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Published

2019-11-29

Issue

Section

Artigos