La educación en Ciencias y la perspectiva de Paulo Freire

Autores

  • Demétrio Delizoicov Centro de Ciências da Educação e Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

É realizada uma revisão crítica da transposição da concepção de Paulo Freire para a educação escolar tendo como referência três projetos de educação em ciências, um desenvolvido na África, na Guiné Bissau, e dois no Brasil, um na região nordeste e outro na cidade de São Paulo. A meta principal destes projetos foi a elaboração de currículos escolares e programas de ensino de ciências considerando os contextos regionais e locais, fazendo uso dos conceitos freirianos de temas geradores e de investigação temática. Os projetos organizados em torno de um programa de pesquisa possibilitaram também realizar intervenção em escolas do sistema público destas três regiões geográficas, articulando formação continuada de professores, proposição de práticas docentes e elaboração de material didático, tendo em vista as necessidades originadas na implantação de currículos e programas de ensino a partir de temas geradores.

Biografia do Autor

Demétrio Delizoicov, Centro de Ciências da Educação e Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina

Profesor Asociado al Centro de Ciencias de la Educación y del Programa de Postgrado en Educación Científica y Tecnológica de la Universidad Federal de Santa Catarina. Licenciado en Física, Universidad de San Pablo (USP), Maestría en Enseñanza de Ciencias, Instituto de Física y Facultad de Educación de la USP y Doctor en Didáctica, Facultad de Educación de la USP coordina el Grupo de Estudio e Investigación en Enseñanza de Ciencias de Santa Catarina (GEPECISC).

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Publicado

2008-07-01

Edição

Seção

Artigos