Interdisciplinaridade na formação inicial de professores: um olhar sobre as pesquisas em educação em ciências
Abstract
Neste trabalho trazemos um panorama das discussões sobre interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências. Para tanto, investigamos os estudos sobre esse tema em Teses e Dissertações (1987 a 2010), nas Atas do ENPEC (1997 a 2009) e em Periódicos brasileiros da Área de Ensino (2007 a 2011). A compreensão de interdisciplinaridade observada na maioria dos trabalhos é de articulação dos conhecimentos/saberes de diferentes disciplinas/áreas em favor de um ensino contextualizado; no entanto alguns autores também associam a interdisciplinaridade à mudança de postura ou atitude, ação e competência ou, ainda, ao trabalho coletivo. Com relação à abordagem, a interdisciplinaridade é apresentada como construção curricular e/ou princípio formativo, ou como metodologia de trabalho em uma ou mais disciplinas. Apesar de ser o objetivo de muitas práticas e reconhecidamente importante, o conceito de interdisciplinaridade ainda é polissêmico e o seu desenvolvimento carece de estudos, particularmente na formação inicial de professores de Ciências.Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores cedem à revista Alexandria os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY) 4.0 International. Esta licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.