Redes de informação e inteligência coletiva: bases epistemológicas para pensar a educação matemática e científica

Autores

  • France Fraiha Martins Instituto de Educação Matemática e Científica - Universidade Federal do Pará.
  • Eduardo Paiva de Pontes Vieira Instituto de Educação Matemática e Científica - Universidade Federal do Pará.
  • Terezinha Valim Oliver Gonçalves Instituto de Educação Matemática e Científica - Universidade Federal do Pará.

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo compreender as emergências da chamada sociedade da informação, marcada pelas relações sociais e interpessoais digitalmente mediadas. Por se tratar de um ensaio teórico, buscamos deflagrar reflexões sobre a Educação Matemática e Científica do ponto de vista das novas maneiras de pensar e fazer no contexto da sociedade atual. As proposições desenvolvidas neste trabalho revelam que pensar em Educação Matemática e Científica frente à sociedade da informação é, sobretudo, não ignorar as potencialidades educativas, por vezes pouco aparentes por entre as redes digitais. Buscar aproximação entre nossas práticas educativas e as linguagens multimídicas e multidirecionais situados por nossos alunos e pelo contexto social, na perspectiva de coletivos inteligentes, poderá ser um caminho motivacional para o desenvolvimento da aprendizagem

 

Biografia do Autor

France Fraiha Martins, Instituto de Educação Matemática e Científica - Universidade Federal do Pará.

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA (1995) e especialização em Informática na Educação pelo CESUPA (2001). Concluiu o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática: área de concentração-Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/IEMCI/UFPA. É docente da Universidade Federal do Pará - UFPA, lotada no Instituto de Educação Matemática e Científica - IEMCI.

Eduardo Paiva de Pontes Vieira, Instituto de Educação Matemática e Científica - Universidade Federal do Pará.

Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura (2003) e Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (2006), pela UFPA. Professor Assistente da UFPA.

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Instituto de Educação Matemática e Científica - Universidade Federal do Pará.

Possui graduação em Curso de Licenciatura em História Natural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); graduação em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975); especialização em Ecologia Humana na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e doutorado em
Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000), na linha de pesquisa Ensino, Avaliação e Formação de Professores. Atualmente faz parte do Corpo Editorial da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências e é professora associada III da Universidade Federal do Pará, onde iniciou carreira em março de 1979.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos