Elementos Composicionais do Texto sobre Genética no Livro Didático de Ciências

Autor/innen

  • Tatiana Galieta Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Isabel Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

No presente artigo relatamos uma pesquisa cujo objetivo central é a caracterização da linguagem do texto sobre Genética do livro didático de Ciências de Ensino Fundamental. Mais especificamente, buscamos identificar características textuais que são fundamentais para a compreensão da organização e da estrutura do texto sobre Genética do livro didático de Ciências ressaltando aspectos referentes à sua narrativa e aos seus elementos composicionais. Para tanto, consideramos o livro didático de Ciências como materialização do discurso científico escolar, que é marcadamente influenciado pelo discurso científico de referência. São analisados quatro capítulos sobre Genética com base nas especificidades de gêneros de texto (relatos, explicações, exposições, biografias, experimentos e narrativas) e das estruturas textuais (recapitulações, metáforas e características do discurso científico). Os resultados destacam em que medida o livro didático contém marcas importantes do discurso científico e esclarecem formas pelas quais nele são recontextualizados elementos do discurso científico destacando (i) a mistura de gêneros, no sentido de Martin, relacionados ao discurso científico e (ii) a incorporação de estruturas gramaticais típicas do discurso científico.

Autor/innen-Biografien

Tatiana Galieta Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura (2000) e Bacharelado Em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de SantaCatarina (2008). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde.

Isabel Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997) e professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). Atualmente é professora adjunta do Laboratório de Linguagens e Mediações, coordenadora do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da UFRJ e editora da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.

Ausgabe

Rubrik

Artigos