Apresentação

Autor/innen

  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Ademir Donizeti Caldeira Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Jussara de Loiola Araújo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Autor/innen-Biografien

Jonei Cerqueira Barbosa, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Atualmente, é professor do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Coordenador do Núcleo de Pesquisas em Modelagem Matemática (NUPEMM), certificado pela UEFS junto ao CNPq desde 2005. Coordenador do Grupo de Trabalho de Modelagem Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Gestão 2006-2009). Membro do Comitê Executivo do International Group Study Group for Mathematical Modelling and Applications.

Ademir Donizeti Caldeira, Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e, atualmente, vice-diretor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Vice-coordenador do GT de Modelagem Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC; editor adjunto da Alexandria – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia e membro do Conselho Consultivo da Educação Matemática em Revista da SBEM. Tenho desenvolvido pesquisas na área de Educação Matemática, mais especificamente em Modelagem Matemática e Etnomatemática.

Jussara de Loiola Araújo, Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e uma das coordenadoras do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Novas Tecnologias. Faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Licenciada, bacharel e mestre em Matemática pela UFMG e doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro, SP. Realizou um estágio de pós-doutorado na Universidade de Lisboa, Portugal. Pesquisadora associada do Grupo de Informática outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM). No campo de pesquisa da Educação Matemática tem interesse por tecnologias, modelagem matemática, educação matemática crítica e teoria da atividade.

Veröffentlicht

2009-07-01