Habilidades técnicas versus habilidades estruturantes: resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico

Autor/innen

  • Ricardo Avelar Sotomaior Karam
  • Maurício Pietrocola

Abstract

A importância da resolução de problemas para a ciência tem inspirado pesquisadores em educação a pensar estratégias didáticas centradas nesse processo. Porém, problemas científicos são diferentes dos cotidianos, uma vez que a resolução daqueles envolve processos de raciocínio extremamente elaborados e estruturados em uma linguagem matemática. Considerando que a Matemática estrutura o pensamento físico, apresentamos uma crítica à ingênua função ferramental comumente atribuída à matematização e a uma artificial tentativa de distinção entre problemas matemáticos e científicos. Partindo da hipótese de que a Matemática da Física é semanticamente diferente da ensinada nas aulas de Matemática, propomos uma classificação que permite distinguir habilidades técnicas – relacionadas ao
domínio instrumental de algoritmos, regras, fórmulas – das habilidades estruturantes – associadas à capacidade de se fazer um uso organizacional da Matemática em domínios externos a ela – e exemplificamos a aquisição destas com uma discussão que envolve o uso da trigonometria na resolução de problemas de Física.

Autor/innen-Biografien

Ricardo Avelar Sotomaior Karam

Engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná
(2001), Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), Mestre
em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Matemática dos níveis fundamental e médio, de Física do Ensino Médio e, em nível superior, foi professor dos Departamentos de Física da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professor efetivo de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina lecionando nos cursos de nível médio e superior. Dedica-se intensamente à formação de professores de Matemática e Física em cursos de capacitação, extensão e especialização. Os principais temas de pesquisa de seu interesse têm sido: no Ensino de Física - Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, Relações entre Matemática e Física, História e Epistemologia da Ciência. Na Educação Matemática - Resolução de Problemas e História e Epistemologia da Matemática.

Maurício Pietrocola

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade
de São Paulo (1988) e doutorado em Epistemologie Et Histoire Des Sciences - Universite de Paris VII (1992). Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, membro correspondente da equipe RESHEIS/CNRS-Univ. Paris VII e vice-chair da
International Comission on Physics Education (IUPAP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, introdução de conteúdos modernos de Física e novas tecnologias no Ensino Médio,
formação de professores, história e alfabetização científica.

Veröffentlicht

2009-07-01