Habilidades técnicas versus habilidades estruturantes: resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico

Autores

  • Ricardo Avelar Sotomaior Karam
  • Maurício Pietrocola

Resumo

A importância da resolução de problemas para a ciência tem inspirado pesquisadores em educação a pensar estratégias didáticas centradas nesse processo. Porém, problemas científicos são diferentes dos cotidianos, uma vez que a resolução daqueles envolve processos de raciocínio extremamente elaborados e estruturados em uma linguagem matemática. Considerando que a Matemática estrutura o pensamento físico, apresentamos uma crítica à ingênua função ferramental comumente atribuída à matematização e a uma artificial tentativa de distinção entre problemas matemáticos e científicos. Partindo da hipótese de que a Matemática da Física é semanticamente diferente da ensinada nas aulas de Matemática, propomos uma classificação que permite distinguir habilidades técnicas – relacionadas ao
domínio instrumental de algoritmos, regras, fórmulas – das habilidades estruturantes – associadas à capacidade de se fazer um uso organizacional da Matemática em domínios externos a ela – e exemplificamos a aquisição destas com uma discussão que envolve o uso da trigonometria na resolução de problemas de Física.

Biografia do Autor

Ricardo Avelar Sotomaior Karam

Engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná
(2001), Licenciado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), Mestre
em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Matemática dos níveis fundamental e médio, de Física do Ensino Médio e, em nível superior, foi professor dos Departamentos de Física da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professor efetivo de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina lecionando nos cursos de nível médio e superior. Dedica-se intensamente à formação de professores de Matemática e Física em cursos de capacitação, extensão e especialização. Os principais temas de pesquisa de seu interesse têm sido: no Ensino de Física - Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio, Relações entre Matemática e Física, História e Epistemologia da Ciência. Na Educação Matemática - Resolução de Problemas e História e Epistemologia da Matemática.

Maurício Pietrocola

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade
de São Paulo (1988) e doutorado em Epistemologie Et Histoire Des Sciences - Universite de Paris VII (1992). Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, membro correspondente da equipe RESHEIS/CNRS-Univ. Paris VII e vice-chair da
International Comission on Physics Education (IUPAP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, introdução de conteúdos modernos de Física e novas tecnologias no Ensino Médio,
formação de professores, história e alfabetização científica.

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Publicado

2009-07-01