Contextualização e visões de ciência e tecnologia nos livros didáticos de Física aprovados pelo PNLEM

Autores

  • Cristina Cândida de Macedo Instituto de Ciência Exatas – Universidade Federal de Itajubá.
  • Luciano Fernandes Silva Instituto de Ciência Exatas – Universidade Federal de Itajubá.

Resumo

Este trabalho procurou identificar os processos de contextualização presentes nos livros didáticos de Física do Ensino Médio aprovados pelo PNLEM 2007 a partir do tema Produção de Energia Elétrica em Larga Escala e as considerações sobre Ciência e Tecnologia presentes nessas obras. Essa é uma pesquisa de natureza qualitativa. Para coletar os dados utilizamos um roteiro organizado a partir das questões orientadoras da pesquisa. A análise de dados foi inspirada no que vem sendo chamado na literatura de Análise de Conteúdo. O tema Produção de Energia Elétrica é apresentado em cinco das seis coleções, a partir dos aspectos mais técnicos e conceituais do tema sob uma perspectiva reducionista, possibilitando o fortalecimento do mito de neutralidade científica e a idéia de um determinismo tecnológico. Esses aspectos presentes nos livros didáticos de Física podem se converter em importantes obstáculos para os professores contextualizarem suas aulas a partir de uma perspectiva mais crítica.

Biografia do Autor

Cristina Cândida de Macedo, Instituto de Ciência Exatas – Universidade Federal de Itajubá.

Graduada em Física Licenciatura pela Universidade
Federal de Itajubá (UNIFEI-2009).

Luciano Fernandes Silva, Instituto de Ciência Exatas – Universidade Federal de Itajubá.

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo
(USP-1996), mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2001) e doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-2007). Atualmente é professor Adjunto Doutor do Departamento de
Física e Química da Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

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Publicado

2010-11-01

Edição

Seção

Artigos